Heraldo Almeida

Mais 2,5 milhões para o audiovisual brasileiro


A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram uma nova lista de projetos para cinema e televisão selecionados em chamadas públicas de fluxo contínuo que serão contemplados com investimentos do Programa Brasil de Todas as Telas. Entre os projetos anunciados estão dois longas-metragens para as salas de exibição, dois projetos documentais para a TV paga e a renovação de um núcleo criativo. O investimento total nos cinco projetos é de cerca de R$ 2,5 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Dois projetos para a TV foram contemplados pela Chamada Prodav 01/2013: a segunda temporada da série Foliar Brasil doc, de Carolina Paiva, com estreia prevista para o canal CineBrasil TV; e o telefilme Feminino singular, de Sandra Werneck, para o Canal Curta!

Duas chamadas públicas direcionadas ao investimento em projetos para o cinema também tiveram projetos contemplados. A Chamada Prodecine 03/2016, que disponibiliza recursos para a fase de comercialização, investirá no documentário Santoro – o homem e sua música, de John Howard Szerman. Já pela chamada Prodecine 04/2013, que oferece a complementação de recursos, foi aprovado o investimento no projeto Seara de vento, de Sérgio Tréfaut.

Finaliza a lista a aprovação da renovação do apoio ao núcleo criativo Mira Lab, liderado pelo diretor e roteirista Leonardo Levis, sob responsabilidade da produtora Mira Filmes, pela Chamada Pública Prodav 13/2016. (www.cultura.gov.br).

 

Agenda
Na sexta, 24, tem show da premiada cantora amapaense, Patrícia Bastos e Dante Ozzetti, no bar Vitruviano, às 23h. av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.
Artistas convidados: Oneide Bastos, Brenda Melo e Enrico Di Miceli.

“Canal Norte”
Nome da banda amapaense, criada em 2001, em Santana, que está na disputa do Festival de Música EDP Live Band’s (SP), com a música “Laços”, autoria de Jerônimo.
A votação é pela internet, até o dia 23 de março, pelo site: www.edplivebands.edp.com.br.
A banda é composta por Albe Matos (voz); Tonny Prado (teclado); Isaias Moncão (guitarra); Geziel Silva (bateria) e Ivanilson Serrão.
A final acontecerá em Lisboa (Portugal) e o vencedor gravará um disco (CD) pela gravadora Som Livre. Vamos votar.

Lançado
Cantora Loren Cavalcante lançou a música “Água de Bem Querer”, de autoria do poetinha, Osmar Júnior, ontem (20), no programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9).
Estará no 1º disco da artista, que já está sendo gravado. Boa sorte.

Teatro
Peça teatral “Bar Caboclo” vai completar 27 anos de sucesso e vai comemorar com dois espetáculos.
Dias 1 e 2 de abril, no Teatro das Bacabeiras, às 21h. Informações: 99112-5334.

Exposição
Artista plástico, Josaphat, vai realizar a “Exposição Con(s)equência” na galeria de Artes Antônio Munhoz,no Sesc Araxá.
De 7 de abril a 8 de maio, a partir das 19h. Entrada franca.

“Norteia”
Nome do show de Osmar Júnior, Zé Miguel e Ariel Moura, agendado para acontecer no dia 31 de março.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-6016.

Riso
Dias 1 e 2 de abril, o grupo teatral Língua de Trapo vai comemorar os 27 anos de palco do espetáculo “Bar Caboclo”.
No Teatro das Bacabeiras, às 21h. Informações: 99112-5334.

Edital
A previsão de lançamento do Edital de Arte e Cultura é para o dia 7 de abril, com a presença do Ministro da Cultura, Roberto Freire.
A iniciativa irá abranger os 16 municípios do Amapá, com investimento de cerca de R$ 3,5 milhões.