Cidades

Projeto Peixe Vivo: pescado recebe aprovação de qualidade para ser comercializado

De acordo com o fiscal agropecuário e médico veterinário Heber Mareco, a vistoria foi positiva, o pescado está com bom tamanho e aspecto físico adequado.


Para garantir qualidade na mesa do consumidor na semana santa, a Prefeitura de Macapá solicitou à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) que realizasse uma visita técnica às propriedades que participarão do projeto Peixe Vivo, do Programa de Fomento à Piscicultura.

De acordo com o fiscal agropecuário e médico veterinário Heber Mareco, a vistoria foi positiva, o pescado está com bom tamanho e aspecto físico adequado. “O peixe está aprovado para ser comercializado, aproveitamos e fizemos o cadastro dos piscicultores, verificamos a documentação e fizemos a vistoria nos tanques”.

O piscicultor Erivaldo Costa, do distrito do Coração, foi o primeiro proprietário a receber a equipe. Ele trabalha com a família criando aves, plantas frutíferas e, há cinco anos, peixes. Ele possui cinco tanques, com cerca de 6 mil peixes, entre tambaqui, tambatinga, tamatá e matrinxã. “É importante essa vistoria, pois mostra que nosso produto tem qualidade, e que a população pode consumir sem medo. O peixe que levaremos para as feiras tem cerca de um ano e poucos dias, pesa entre 2,7 kg [maior] e 1,5 kg [menor], e agora temos o aval da Diagro”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão, que acompanhou a primeira vistoria, já confirmou que serão quatro dias de feira (6, 8, 11 e 13 de abril), em seis pontos da cidade. “O pescado é uma alternativa de desenvolvimento econômico e, como alimento, é imprescindível na mesa da população. Trabalhamos para aumentar esse setor importante para a economia local e favorecendo os dois lados, consumidor e produtor”.

Das cinco propriedades, apenas uma ainda não foi vistoriada devido às fortes chuvas. A do distrito de Fazendinha foi agendada para a próxima semana.


Deixe seu comentário


Publicidade