Cidades

Macapá terá sistema online de informações e indicadores culturais

O sistema visa facilitar o contato dos atores culturais com o município


Em breve, a Prefeitura de Macapá lançará o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) – um banco de dados com informações das manifestações artístico-culturais que catalogará a cadeia produtiva cultural por segmento. Ele foi criado a partir da lei que institui o Sistema Municipal de Cultura de Macapá, aprovada pela câmara e sancionada pelo prefeito Clécio Luís, em 7 de junho de 2016.

O sistema visa facilitar o contato dos atores culturais com o Município e com qualquer outra instituição que queira saber, conhecer ou contratar profissionais da cadeia cultural macapaense. Dirigentes e artistas poderão cadastrar sua associação, entidade, manifestações artístico-culturais, que farão parte do “Banco de Dados”, com intuito de fazer o censo da cultura amapaense e constar de fato no cadastro da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

Nele, os artistas terão espaço para alimentar suas informações, com currículo, registros fotográficos, vídeos, clipping e inserir sugestões e/ou críticas à Fumcult. Este sistema facilitará, para os artistas cadastrados, o acesso aos processos de inscrição em editais que venham a ser publicados pelo Município.

Também atende a requisitos do Sistema Municipal de Cultura de Macapá, que define em seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão e interrelações entre os seus componentes a valorização de todas as manifestações artísticas e culturais que expressam a diversidade étnica e social, e a estruturação de equipamentos que descentralizam e democratizam a atuação, como também a garantia de publicidade à documentação e acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do município. E, ainda, trata da elaboração de estudos das cadeias produtivas da cultura para implementar políticas específicas de fomento e incentivo.

A Fumcult informará o endereço eletrônico e todo o funcionamento do sistema tão logo a plataforma seja finalizada, pronta para acesso.


Deixe seu comentário


Publicidade