Política Nacional

Mendes diz que Brasil vive ‘tempestade perfeita’ e defende parlamentarismo

Presidente do TSE voltou a dizer que vazamento de informações sob sigilo é ‘crime


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, afirmou que o Brasil passa atualmente por uma “tempestade perfeita”, em razão da combinação de crise política, recessão e desemprego, e defendeu a adoção do parlamentarismo no Brasil.

Na visão de Gilmar Mendes, se o Brasil adotasse o parlamentarismo, as crises geradas pelo impeachment de presidentes poderiam ser solucionadas “de forma menos traumática” com a mudança do sistema de governo.

No sistema parlamentarista, o governo fica sob o comando do primeiro-ministro, líder de um partido majoritário na Câmara. A figura do presidente continua existindo, mas funciona exclusivamente para a função de chefe de Estado, de caráter mais formal e com menos poder nas decisões políticas.

Ele foi um dos palestrantes de um painel que discutir a reforma política. No entanto, ele não se limitou a falar somente das mudanças nas regras políticas e eleitorais. Ao longo da sua fala, ele voltou a criticar o vazamento de informações sob sigilo e exigiu que recentes casos nos quais a imprensa teve acesso a detalhes de processo que estão em segredo de Justiça sejam investigados


Deixe seu comentário


Publicidade