Cidades

Amapá será auxiliado pelo Pará na implantação de novo modelo de gestão na saúde

Pontos e cuidados necessários a serem identificados no controle do processo de construção das OSs foram discutidos


As experiências de êxito do Pará (PA), com as Organizações Sociais (OSs) na saúde, vão auxiliar o Estado do Amapá a implantar este novo modelo de gestão. Em reunião nesta sexta-feira, 24, secretários de ambos os Estados discutiram pontos importantes dessa experiência.

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveitou o momento para esclarecer alguns pontos e cuidados necessários a serem identificados no controle do processo de construção desse modelo de gestão. O Pará se colocou à disposição para apoiar nos trâmites necessários que o processo requer até a sua implantação.

“Há uma determinação do governador Simão Jatene, de apoio, inclusive com a possibilidade de realizarmos um termo de cooperação para auxiliar o Amapá neste processo. Esperamos que aqui este modelo de gestão também seja bem sucedido o que permitirá invariavelmente a condição de avanço na saúde que o governador Waldez Góes deseja”, disse o secretário de Saúde do Pará, Vitor Manuel.

O secretário paraense ainda reforçou que a maneira de pensar com este modelo de gestão trará benefícios na atenção à saúde do Amapá no sentido de garantir qualidade, excelência e mais oferta de serviço.

A construção do processo de implantação iniciou da vontade política do governo em prestar o melhor serviço para os usuários da saúde pública no Amapá. Há algum tempo o assunto tem sido discutido e algumas unidades em que há gestão por OSs no Pará foram visitadas pelo secretário Gastão Calandrini.

“As experiências relatadas hoje só nos anima e aumenta a possibilidade e viabilidade dessa implantação. Já houve o posicionamento político do governador, já estivemos visitando unidades e o que presenciamos é um exemplo de humanização e atenção que queremos para a nossa população”, destacou Calandrini.

UPA da Zona Sul
A agenda de apresentação iniciou na manhã desta sexta-feira, 24, no Palácio do Setentrião com a presença do governador Waldez Góes, vice-governador Papaléo Paes, e os secretários de Saúde de ambos os Estados, além do procurador do Estado de Goiás, Rafael Arruda, e dos representantes do Legislativo, Judiciário, conselhos de saúde e a sociedade civil. O novo modelo de gestão por OSs na área da saúde será inicialmente implantado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre deste ano.

O governador Waldez Góes e o vice-governador Papaléo Paes enxergam que o sistema de Organizações Sociais na Saúde é definitivamente o mais apropriado, com certificações legais de qualidade, que espelham o índice de excelência de cada unidade. A gestão da UPA da Zona Sul por uma OSs vai atender ao processo de modernização da política pública de saúde.


Deixe seu comentário


Publicidade