Cidades

Dia de combate à tuberculose é marcado por ação de saúde

De acordo com a Coordenação Municipal de Combate à Tuberculose, em 2015, 87,8% dos casos acompanhados pelo Município tiveram cura e somente 5,7% abandonaram o tratamento.


Nesta sexta-feira, 24 de março, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Para sensibilizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma série de atividades na UBS Novo Horizonte, onde os profissionais ministraram palestras e fizeram busca ativa de novos casos da doença.

De acordo com a Coordenação Municipal de Combate à Tuberculose, em 2015, 87,8% dos casos acompanhados pelo Município tiveram cura e somente 5,7% abandonaram o tratamento. De outubro de 2016 até o momento, 97 pessoas estão sendo acompanhadas e fazem tratamento na rede municipal de saúde. “Ao longo dos anos, a Prefeitura de Macapá faz esforços para melhorar ainda mais o atendimento a esses pacientes e conseguir cada vez mais o melhor êxito no tratamento dessas pessoas, orientando periodicamente e acompanhando cada etapa até a cura definitiva”, ressaltou a coordenadora Nadir Lamarão.

Hoje, Macapá oferece em todas as Unidades Básicas de Saúde profissionais capacitados para notificar os pacientes suspeitos da doença, encaminhar para a realização do teste rápido e orientar no tratamento, com distribuição da medicação e avaliação periódica do paciente até o fim do tratamento, que tem duração mínima de seis meses para a cura. Para segunda-feira, 27 de março, já está programada panfletagem na orla da cidade; e nos dias 28 e 29, será feita capacitação voltada aos profissionais de saúde que atuam no diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes.

Tuberculose
É uma doença infecciosa, causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É contagiosa e atinge principalmente os pulmões. O sintoma mais frequente no adulto é a tosse persistente por mais de três semanas, além de febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.


Deixe seu comentário


Publicidade