Política

Governo leva conhecimento e promoção social para comunidades do Mazagão

Universalização das ações oportunizou cerca de 1.300 atendimentos em setores essenciais


O vai e vem das embarcações anunciava que algo diferente acontecia, e a rotina da pequena comunidade da Vila Betel do Ariramba, em Mazagão, foi quebrada entre os dias 23 a 25 de março. “Nos sentimos importantes e, principalmente, satisfeitos com tantos atendimentos oferecidos pelo Governo bem na porta da nossa casa”, agradeceu Valdir Miranda, presidente da Associação Mista Agroextrativista da Reserva do Cajari (Amaex-Ca).

O Governo do Amapá mobilizou boa parte da sua estrutura para atender a população de, pelos menos, 40 comunidades que vivem no entorno da Vila Betel. Cerca de 1.300 atendimentos foram realizados dando acesso a saúde, capacitações e emissão de documentos.

Enquanto a dona de casa, Raimunda Silva, era atendida pela equipe do Super Fácil para tirar a carteira de identidade do pequeno Gabriel Silva, de apenas 5 anos, o pai Francisco Chagas estava concentrado na capacitação de manejo de açaizais promovida pelo Instituto de Florestas do Amapá (IEF), que atendeu 35 produtores.

“Meu filho agora tem documento. Aproveitei também para cuidar da saúde e já sai com meus remédios para controle da pressão na mão. Trouxemos nossa família toda e fomos muito bem atendidos”, falou a mãe de sete filhos.

O movimento do bem, que reuniu cerca de 50 servidores, trabalhou integrado e rendeu muitos resultados. Cerca de 40 mulheres participaram da Oficina de Boas Práticas na manipulação de alimentos regionais como cupuaçu, açaí, milho e mandioca, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Ofertando uma possibilidade de fonte de renda e reduzindo o desperdício de alimentos.

“Fizemos bolos, tapiocas coloridas, docinhos e tortas. Nunca imaginei que poderia aproveitar os produtos que nascem no meu quintal de tantas formas diferentes”, compartilhou a dona de casa, Maria Silveira.

A comunidade que é quase 100% evangélica, conta com uma juventude antenada e participativa, e a música é o grande atrativo. Por isso, tiveram aulas ministradas pela equipe da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

“A nossa juventude agradece. Eles sonham com essa chance de aprofundarem o conhecimento musical. E a nossa comunidade poderá se beneficiar da música em nossos cultos diários”, compartilhou o pastor da Comunidade, Eider França.

Ação em números
O ciclo de conhecimento foi ampliado com as capacitações de fitoterápicos e produção de mudas promovidas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) que reuniu 30 participantes. As palestras de criação de peixes em tanques realizada pela Agência de Pesca do Amapá (Pescap) beneficiou 10 famílias. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) emitiu carteiras e declarações de acesso aos benefícios rurais a 65 agricultores. A oficina de construção de filtro ecológico teve 60 participantes.

Cerca de 350 identidades e 200 cartões do SUS também foram emitidos pelo Super Fácil, e mais de 500 atendimentos foram realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com verificação de pressão arterial, glicemia, peso e medida, farmácia com dispensa de medicamentos e marcação de consultas especializadas.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) deu palestras sobre acesso aos financiamentos do FRAP, e fez uma consulta pública para viabilização da instalação de casas de farinha melhoradas na região.

O governador Waldez Góes reafirmou junto à comunidade que a gestão trabalha estimulando o associativismo, cooperativismo e extensão rural em todo estado. Ciente das inúmeras dificuldades vividas pelas comunidades mais distantes reiterou que buscará recursos para construção de uma escola na região.

“Mesmo diante de um cenário de contenção de recursos em virtude da crise, nossa gestão tem buscado alternativas e trabalhado de forma organizada, para transferir conhecimento e promover ações de inclusão com benefícios diretos para população. Vamos trabalhar para atender a demanda da construção da escola e se manter sempre presente na comunidade”, destacou Waldez Góes.

A ação foi prestigiada pelo prefeito de Mazagão, Dudão, o deputado Federal, André Abdon, vereadores do município de Mazagão, pelo presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Joaquim Belo, o chefe da Resex do Rio Cajari, Francisco Edemburgo, e a equipe técnica do Governo do Amapá.

Secretarias envolvidas e parcerias
A execução da ação foi liderada pela Secretaria de Desenvolvimento das Cidades (SDC) que contou com a parceria da Associação Mista Agroextrativista da Reserva do Cajari (AMAEX-CA) e a Assembleia de Deus Ariramba, com trabalho integrado da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Super Fácil, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Rádio Difusora.


Deixe seu comentário


Publicidade