Cidades

Dia de Combate ao Aedes: agentes do Município visitam cerca de dois mil imóveis na Fazendinha

Durante toda a manhã, 90 profissionais fizeram inspeção domiciliar, tratamento e eliminação de criadouros.


No Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, 25 de março, agentes de endemias da Prefeitura de Macapá visitaram 1.800 residências no distrito de Fazendinha. A data, instituída pelo Governo Federal, tem o objetivo de mobilizar o país para o combate ao mosquito transmissor de doenças, como a zica e chikungunya.

Durante toda a manhã, 90 profissionais fizeram inspeção domiciliar, tratamento e eliminação de criadouros. Junto às inspeções, também foi feita a notificação de terrenos baldios, casas abandonadas e de casos suspeitos de doenças transmitidas pelo mosquito. O coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal, apontou o número de domicílios fechados como um dos principais empecilhos para a efetivação da atividade.

“Temos duas situações quanto aos domicílios fechados. A primeira são os terrenos baldios, que estão sendo notificados e a demanda encaminhada para que os proprietários sejam identificados e fazem a limpeza do local. A outra situação são os domicílios que possuem gente morando, mas que no dia da visita do agente encontram-se fechados. Para esses casos, os moradores devem entrar em contato conosco por meio do Disk Mosquito [99121-1641] e solicitar a visita do profissional”, informou o coordenador.

De acordo com os últimos ciclos do LIRAa, lixo e outros resíduos sólidos abandonados em quintais e vias públicas continuam sendo os locais onde mais se encontram criadouros do Aedes, seguido de pneus e depósitos de água sem a vedação adequada.


Deixe seu comentário


Publicidade