Polícia

Identificado preso que orquestrou plano para matar agentes penitenciários

Secretário Ericlaudio Alencar (Sejusp) afirmou que detento do Iapen que orquestrou morte de agentes penitenciários já foi identificado, e que prisão de comparsas é uma questão de tempo.


Elden Carlos
Editor de Polícia

 

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericlaudio Alencar, afirmou na manhã desta terça-feira, 28, durante entrevista ao programa Luiz Melo Entrevista (Diário 90,9FM), que o setor de inteligência da polícia já identificou o detento responsável por um plano descoberto na última sexta-feira, 24, que resultaria na execução de agentes penitenciários.

O detento – que não teve o nome revelado para não atrapalhar as investigações – ordenou de dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) a execução de agentes. A ação seria uma represália à morte de um preso durante uma tentativa de fuga.

“Na sexta-feira nós tivemos conhecimento desse plano após a apreensão de um aparelho celular onde o preso repassava as ordens para um comparsa do lado de fora do presídio. Essa pessoa, que seria o possível executor, está sendo monitorada. Nós já identificamos também o veículo que seria usado na emboscada. Desde então acionamos as polícias Civil e Militar e, inclusive, na segunda-feira foi montada uma operação na rodovia Duca Serra para garantir a segurança dos agentes. Tomamos todas as medidas necessárias para assegurar que nenhum profissional seja alvo desses bandidos”, garantiu o titular da Sejusp.

Ainda nesta terça-feira o secretário declarou que deverá liberar novos detalhes da investigação. Além do preso que orquestrou o plano e o comparsa que iria executar a ação, outros possíveis envolvidos também são investigados.

“Veja, não se trata de um ou dois elementos. Sabemos que existem mais pessoas envolvidas. Mas, pela estratégia montada para essa investigação, logo saberemos quem são e onde estão essas pessoas. Não pode um grupo de criminosos se levantar contra o estado sem uma resposta à altura e é isso o que vamos dar”, concluiu.

Todo plano comandado de dentro do Iapen está contido em uma gravação feita por Whatsapp, onde o detento articula a ação com o comparsa do lado de fora da cadeia.

 


Deixe seu comentário


Publicidade