Heraldo Almeida

O que é cultura?


É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?

Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica. (Tiago Dantas – alunosonline.uol.com.br).

 

Agenda
Sexta, 31, tem show de Osmar Júnior, Ariel Moura e Zé Miguel, no bar O Barril, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h.
Denominado de “Norteia”, o show promete muita valorização da música produzida no Amapá, com uma linguagem bem amazônica de cantar nossa aldeia. Informações: 98137-6016.

“São Batuques”
Nome do show que Beto Oscar e Helder Brandão vai realizar dia 1º de abril (sábado), no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h.
Com participação especial do cantador Eudes Fraga. Informações: 98137-3130.

Projeto MPA
Artistas se preparando para o lançamento do DVD do Projeto MPA (Música Popular do Amapá), no final desta semana.
Um belo registro da temporada 2016. Aguardem informações.

Lamentável
Centro de Cultura Negra (Laguinho) foi esquecido, mesmo, principalmente pela União dos Negros do Amapá (UNA), instituição responsável pelo patrimônio.
O matagal toma conta do lugar e todos fingem que está tudo bem. Lamentável.

Abandono
Cidade do Samba está com cara de abandonada pela instituição que administra o local, e sem nenhuma atividade.
É mais um patrimônio construído com dinheiro público e que está parado. Eita.

“Banto”
Nome do show que o cantor e compositor, Paulinho Bastos, vai realizar no dia 15 de abril, no bar o Barril. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, a partir das 22h.
Convidados: patrícia Bastos, Adelson Preto e Oneide Bastos. Informações: 98138-1398 e 99178-6714.

Patrão
O movimento cultural e os segmentos artísticos não têm dono, mas sim bandeira de luta coletiva para o bem comum dos artistas e sua sobras.
Infelizmente alguns “iluminados” acham que podem usar as instituições em benefício próprio.