Cidades

Governo do Estado alinha Segurança Pública com lideranças comunitárias

Outras áreas como Educação, Saúde, Infraestrutura e Habitação também foram discutidas


O governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, esteve reunido nesta terça-feira (28) com líderes comunitários de 39 bairros das zonas Sul e Norte de Macapá, de quem recebeu demandas nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Habitação e Segurança Pública. Pela manhã o governador reuniu com líderes de 27 bairros da Zona Sul. À tarde foi a vez dos líderes comunitários da Zona Norte, no total de 12 representantes.

“Estamos afinando o diálogo com os líderes comunitários e retomando essa política de proximidade. Ouvimos durante todo o dia as demandas e já sinalizamos algumas medidas que podem ser tomadas para resolver os problemas. Já determinamos aos secretários que façam o levantamento de todas as reivindicações para que possamos dentro de quinze dias realizar um novo encontro e já apresentar as propostas”, garantiu o chefe do Executivo Estadual.

Uma das maiores demandas durante o encontro foi a área de segurança pública. O titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Ericlaudio Alencar, acompanhou atento às reivindicações dos líderes de bairros.

Umas das lideranças que se manifestou durante o encontro foi a presidente da Associação de Moradores, Comerciantes e Amigos do Brasil Novo e Loteamentos Liberdade e Palmares (Amcabralp), Lili Silva.

“Estamos convivendo com uma série de problemas na área de segurança pública nesses bairros. Sabemos que é o reflexo de uma série de fatores Brasil à fora, mas saímos desse encontro otimistas em relação ao que o secretário Ericlaudio Alencar nos apresentou. Vamos aguardar para que medidas necessárias sejam tomadas no sentido de resolver essas questões”, disse a presidente.

“Essa política de segurança comunitária sempre foi a ‘menina dos meus olhos’. Segurança pública não se faz apenas com policial na rua. É um conjunto de fatores, inclusive, com a participação direta da sociedade na montagem das estratégias de enfrentamento ao crime. Já promovemos audiências públicas, ouvimos as lideranças e agora estamos com projetos em execução. As demandas aqui apresentadas serão vistas com prioridade para que no próximo encontro possamos apresentar as soluções”, disse o secretário.

Nesta quarta-feira (29) às 10h, no Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), o titular da Sejusp fará a apresentação do Plano Estratégico de Investimentos no Sistema de Defesa Social do Estado do Amapá que será executado entre 2017 e 2019. Ericlaudio Alencar adiantou que já existem alocados R$ 173.000,000 (cento e setenta e três milhões) para execução de obras e serviços como a construção de delegacias e aparelhamento das polícias.


Deixe seu comentário


Publicidade