Geral

Mais três estados brasileiros têm municípios em situação de emergência

Regiões no Amapá, na Bahia e em Minas Gerais foram afetadas por seca, chuvas intensas, enxurradas e outros desastres naturais


O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta terça-feira (18), a situação de emergência de municípios do Amapá, da Bahia e de Minas Gerais. Com a medida, as prefeituras poderão ter acesso a ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais. A portaria com o reconhecimento federal foi publicada no Diário Oficial da União.

O extenso período de seca e estiagem afetou os municípios baianos de Araci, Wanderley, Retirolândia, Serra do Ramalho e Rafael Jambeiro, além da cidade mineira de Arinos, no noroeste de Minas Gerais. Também na Bahia, enxurradas provocaram transtornos em Novo Triunfo. Já no Amapá, chuvas intensas e inundações atingiram Tartarugalzinho e Ferreira Gomes.

Solicitação de apoioPara obter apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica, se aprovado, o Ministério da Integração define as ações que serão disponibilizadas.


Deixe seu comentário


Publicidade