Artigos

Falta de respeito, compromisso e responsabilidade

A maioria dos governantes e políticos existentes no mundo de meu Deus, pensa que a humanidade é idiota e que acredita que o Politicamente Correto existe e é do bem!


Epaminondas Pelaes
Articulista

Trocando as palavras e conservando a congruência do texto, ainda lembro de uma pequena parte de um determinado discurso do então primeiro governador do Amapá, Capitão Janary Gentil Nunes, proferido em 1962; o qual sempre enfatizava que o Amapá não podia permanecer estagnado, acomodatício, esquecido, irresoluto, negligente e mudo, e que o Amapá precisava caminhar, produzir e realizar o seu destino, e que a tarefa de executar era imensa. Mas o que foi feito no passado – um salto impetuoso para o progresso – poderia ser repetido no presente e no futuro. A insistência no pedido de reconquistar a confiança no Amapá – terra onde a Pátria começa, valorizando sempre o trabalho ombro a ombro com o mesmo pulsar do coração, para uma nova etapa de lutas, de vitórias e de prosperidade, sempre clamando, sem demora, para que fosse criado o Estado do Amapá.

Eu tenho um irmão de nome Tadeu Pelaes, exemplo de honestidade, confiança e sabedoria, através do qual recentemente fui presenteado com o Livro ‘Guia Politicamente Incorreto da Filosofia’, do autor Luiz Felipe Pondé, filósofo e doutor em Filosofia Moderna. Achei muito interessante na obra desse autor a aversão que ele tem pelo Politicamente Correto, por entender que todo mundo sabe que a substância última da moral pública é a hipocrisia, por isso quem nega esse fato é em si o primeiro hipócrita. O novo hipócrita social pensa que não esconde nenhum monstro dentro de si. Quando um idiota Politicamente Correto fala de si mesmo, pensa em si mesmo como um anjo que, por conta do domínio dos malvados (os “outros” que são os cruéis dominadores do mundo), não consegue viver o bem que ele carrega dentro de si. Esse idiota usa a política como modo de esconder o mal em si mesmo.

A maioria dos governantes e políticos existentes no mundo de meu Deus, pensa que a humanidade é idiota e que acredita que o Politicamente Correto existe e é do bem! Para quem não sabe o criador do Politicamente Correto foi Rousseau, por acreditar que o mundo – em seu imaginário – pudesse ser tudo de bom. O que é triste no belo da expressão Politicamente Correto é que governantes e políticos hipócritas pensam que são perfeitos.

Aproveitando a deixa do supramencionado, quero dizer que infelizmente a praga do Politicamente Correto se erradicou em Macapá de cabo a rabo. Nossos governantes e políticos tem que ser cutucados com vara que se cutuca onça e cobra cascavel. Se referindo ao Estado do Amapá, os atuais governos estadual e municipal tem que esquecer os feitos aberrantes de seus antecessores, mostrando que tudo podem fazer de melhor para o Estado e seu povo sem olhar para trás, lembrando sempre dos marcos históricos de incompetência que os mesmos deixaram, para não caírem no mesmo erro.

Um péssimo exemplo de governabilidade refletiu pesadamente, através do que foi veiculado pela imprensa local ao revelar que no Amapá têm mais de 21 mil crianças e adolescentes fora das Escolas, considerando que de acordo com levantamento estatístico feito em todo o Brasil é o pior índice em comparação as demais unidades federativas. O governo tem sim é que se preocupar com essa evasão escolar a qual deixa muito a desejar. Penso que o novo método adotado em algumas escolas da rede pública está fora – ainda – de qualquer cogitação em detrimento da necessidade de algumas mudanças no contexto do sistema educacional de ensino.

Recentemente a imprensa local fez questão de enfatizar veementemente a prisão de Coaracy Nunes Filho, por conta da operação “Aguas Claras” deflagrada pela Polícia Federal, simplesmente pelo fato do mesmo ter vinculação parentesco com o primeiro Governador do Amapá Janary Gentil Nunes, como se na atual conjuntura não existisse problemas extremamente cruciais de governabilidade, corrupção, operações deflagradas e muito mais. Apesar de eu nunca ser simpático a frase “quem vive de passado é museu”, sou obrigado a me render!

Triste, vergonhoso, deprimente e ridículo, foi o fato dos veículos de comunicação enfatizarem: “zerão não pode abrigar jogos pela semifinal e final da Copa Verde”. Senhor Governador cadê o compromisso para com o povo, procure mostrar a todos que é possível concluir a outra metade do Estádio Zerão e você pode, basta querer! Por outro lado o Estado do Amapá tem um Deputado Federal que também é Presidente da Federação Amapaense de Futebol – mesmo existindo o vice e sabendo que tal vice é pau mandado -, que não tem se quer competência para exercer o seu mandato com dignidade representando o povo amapaense, muito menos para dirigir uma federação futebolística, o qual poderia muito bem lutar em busca recursos para a conclusão do Estádio Monumental, que é um dos seus papéis como parlamentar. O resultado do descaso está aí, o Time do Santos chamado de peixe da Amazônia – acabou sem denominação específica de que tipo de peixe é – levou um baita de um prejuízo e ainda se deu muito mal na semifinal da Copa Verde. Quem perdeu com tudo isso não foi o Santos, mas sim o torcedor amapaense que viu cerceado o seu direito de entretenimento por conta da irresponsabilidade de uma minoria que se acha Politicamente Correta. Infelizmente tudo que foi dito reflete na tal praga do Politicamente Correto.


Deixe seu comentário


Publicidade