Cidades

Escola do Cesein celebra 20 anos de criação com lançamento de novos projetos

Os alunos agora poderão contar com mais atividades complementares diárias


A Escola Estadual Professora Elcy Rodrigues Lacerda, que funciona no Centro Socioeducativo de Internação (Cesein), comemorou 20 anos de criação nesta sexta-feira, 28. Durante a programação foram lançados também os novos projetos que serão desenvolvidos com os alunos. A local conta com 11 turmas regulares e atende 62 adolescentes, com aulas de segunda a sexta.

A escola já desenvolve atividades no contraturno dos alunos como os projetos de robótica e Recliclart, que consiste no reaproveitamento de materiais recicláveis e com a oficina de violão e aulas de informática.

“Agora os alunos passam a ter também os projetos Fazendo Música na Escola, onde os alunos terão acesso a outros instrumentos musicais, o Projeto Horticultura Agroecológica Sustentável, onde aprenderão sobre cultivo e desenvolvimento de uma horta e Projeto Êxodo, que trabalhará com atividades desportivas”, explicou o diretor da escola, Gilliard Braga.

Os projetos são em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seed), Vara de Execuções Penais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amapá e Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria).

Para o jovem I. M. M. de 17 anos, que é participante da oficina de violão, poder ter atividades complementares é mais do que só mais uma ocupação, mas um aprendizado para eles. “Já estou no violão há dois meses e é bom aprender uma coisa que não sabíamos, e também poder se ocupar e pensar em outras possibilidades para o futuro”, frisou o jovem.

De acordo com Secretária de Educação, Goreth Sousa, a escola é de fundamental importância para a transformação social destes alunos, desenvolvendo habilidades que serão para a vida.

“Nós acreditamos que tudo parte da educação, e reafirmamos nosso compromisso da Educação em continuar apoiando esse projeto que tem como objetivo reinserir estes meninos na sociedade. É a partir da educação que acreditamos que todos podem superar os problemas que estão passando, para construírem um futuro melhor”, conclui Goreth.

Cesein
O Centro Socioeducativo de Internação (Cesein) atende adolescentes do sexo masculino, de 12 a 18 anos incompletos, excepcionalmente até 21 anos, sentenciados pelo sistema da Justiça com medida socioeducativa de internação.

A unidade executa ações que estimulam a formação de atividades e hábitos necessários ao desenvolvimento dos adolescentes, nos aspectos disciplinar, higiene pessoal, saúde, vida coletiva, esporte e lazer.

Deixe seu comentário


Publicidade