Cidades

Mulheres já são 30% do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar

O ingresso das mulheres na corporação amapaense começou a acontecer no ano de 1994, de forma limitada.


O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) possui um efetivo com mais de 1.300 militares. Deste total, 400 são do sexo feminino e atuam em todas as frentes de trabalho da corporação do Estado. Em alusão ao bom desempenho operacional e administrativo das militares, o CBMAP planeja a realização da I Competição Operacional para Bombeiras do Amapá, a ocorrer ainda este ano.

O ingresso das mulheres na corporação amapaense começou a acontecer no ano de 1994, de forma limitada. Em 1996 este ingresso passou a ser via ampla concorrência e, a partir de então, o ingresso do gênero feminino passou a acontecer com maior frequência.

A chefe do Centro de Comunicação Social do CBMAP, tenente-coronel Arlete Picanço, ressalta que o Amapá é um dos Estados do país que mais conseguiu quebrar paradigmas e barreiras quanto à atuação feminina nesta profissão. “É uma evolução contínua e diária. Já quebramos muitos paradigmas dentro da corporação, mostrando a nossa capacidade de exercer os mais diversos tipos de atividades, assim como os homens, excedendo os nossos limites”, declarou.

O subcomandante geral do CBMAP, coronel Janary Picanço, enfatiza que o Estatuto dos Militares do Amapá garante a ascensão destas profissionais, assegurando-lhes direitos fundamentais e lhes dando subsídios para reforçar a igual capacidade com os militares do sexo masculino. O gestor menciona ainda, que uma das primeiras mergulhadoras formadas no país é amapaense, sendo este um curso de formação de alta complexidade.

“Hoje a bombeira militar do Estado do Amapá tem melhores condições de desenvolver todas as atividades nas quais estão engajadas. Enquanto algumas instituições pelo país restringem o ingresso feminino, nós reconhecemos e valorizamos sua atuação, que hoje abrange 30% do nosso efetivo”, frisou Janary.


Deixe seu comentário


Publicidade