Artigos

Esperança, realização e concretização

Coragem e determinação! A Amcel, instalada há mais de 40 anos no Amapá, desenvolve suas atividades econômicas na produção, processamento e exportação de cavaco de eucalipto


Epaminondas Pelaes
Articulista

Esperar de um governante em termos de executabilidade, quanto ao papel que lhe compete, é a vontade imensurável do povo que o colocou no poder. Primar pelo zelo na elaboração de projetos requer a formação de uma Equipe Técnica voltada para o campo visionário – em todos os seus aspectos – para que não prevaleça apenas o belo de uma visão panorâmica, mas a infraestrutura, por ser significativamente basilar, e por entender que a seriedade na colocação de um plano de ação em prática é de fundamental importância diante de qualquer anseio popular.

Foi notória, recentemente, a adesão incontestável do governador do estado do Amapá à entrada da Amapá Florestal e Celulose (Amcel) no mercado de grãos; ao contrário de alguns governantes que o antecederam terem colocado empecilhos para a instalação de outras grandes empresas, prejudicando com isso o aproveitamento da mão de obra local e o processo evolucionário do estado do Amapá.

Coragem e determinação! A Amcel, instalada há mais de 40 anos no Amapá, desenvolve suas atividades econômicas na produção, processamento e exportação de cavaco de eucalipto – matéria prima destinada à indústria de celulose, usada na fabricação de papel e outros produtos – e, seguramente, com a inclusão de uma nova atividade econômica empresarial, que é o plantio de grãos de soja – mesmo em fase experimental – começa a gerar uma grande expectativa no aproveitamento da mão de obra local, e poder vir a elevar, também, o fortalecimento e engrandecimento do estado do Amapá como um exportador em potencial, com reconhecimento em níveis nacional e internacional.

Ao longo do tempo instalada no estado do Amapá, a Amcel, que é uma empresa de fino conceito, sempre foi e será merecedora de credibilidade, razão pela qual vislumbra, também, a possibilidade de entrar no mercado do setor energético, tendo como foco principal a geração a partir do processamento de biomassa.

Se todo governante tiver o discernimento de colocar em prática tudo que lhe convém por força do ofício – imposto pelo desejo popular através do voto –, basta ele pensar e colocar em prática o anseio da vontade soberana do povo, e em seu firmamento se conscientizar que tudo é pelo povo e para o povo. Mente preguiçosa é pensamento lerdo. Um governante tem que ser inteligente e com pensamento lógico; procurar incutir em sua mente que governar por quatro anos é um período curto, e que nesse curto período de tempo todo e qualquer governante tem que fazer por merecer o cargo que lhe foi outorgado pelo voto popular, através da realização de grandes obras que possam vir a ser executadas, além de outros feitos merecedores de credibilidade. E entender que promover o processo evolucionário não é característico somente através de projetos internos, mas, também, abrir as portas à aceitação, instalação e implantação no mercado local de empresas oriundas de outras unidades federativas, ou até mesmo do exterior.

Governo inteligente é àquele insistente e perseverante ao mesmo tempo. É como dizia Thomas Edison (1847/1931) – um dos grandes homens que mudaram a humanidade – “Qualquer homem pode alcançar o êxito se dirigir os seus pensamentos numa direção e insistir neles até que faça alguma coisa”.

Infelizmente na atual conjuntura o Brasil está passando por uma situação caótica e catastrófica, por conta da irresponsabilidade dos seus governantes que teimam, insistentemente, em percorrer caminhos espinhosos em busca de não se sabe o quê! Quem sofre com tudo isso realmente é o povo por saber o que quer, mas parece estar frágil diante da imponência do poder dos políticos, que se acham imbatíveis.

Confesso que estou prestes a tirar a armadura da minha mente e blindá-la no anonimato, e esquecer de uma vez por todas as proezas estapafúrdias protagonizadas por políticos travestidos de atores; procurar dar valor ao belo da vida, que é viver isoladamente com a Mãe Natureza. Sinceramente: falar, criticar e condenar com palavras são expressões verbais que me fazem esperançoso na possibilidade da eclosão de uma Guerra Civil. Eu já estou cansado de ver um bando de políticos ladrões se locupletarem e a Justiça brasileira passar a mão na cabeça desses vagabundos, com penas brandas.


Deixe seu comentário


Publicidade