Osmar Júnior

O Amapá e sua memória


– O homem em sua essência é um Deus. Não sabemos qual a idade de Deus, só sabemos duvidosamente da idade dessa natureza que vivemos agora, ou seja, uma estrela explode e espalha pelo universo elementos essenciais À criação de um planeta, e o planeta gera seres, e aí só um espécime evolui com inteligência divina, com espírito, com voz e mãos habilidosas para construir, plantar e fazer obras de arte.

O que é a arte?
Dizem que a arte é parte da vadiagem. Concordo, pois impossível é pensar nas coisas divinas sem se estar em estado de meditação.

Tudo isso nos faz a seguinte pergunta: Pra que serve a cultura?

A cultura é o que o homem produz, memoriza e expõe sobre sua existência, sua evolução científica e espiritual, pois esse barro essencial planeja e constroi tudo que é necessário para a sobrevivência humana na vida do planeta.

Falo isso pra poder pedir ao poder público a nossa memória e a preservação dos valores humanos que fazem e fizeram sua parte no que se refere à identidade científica e cultural do Amapá, que está a cada dia mais vazio.

E esse vazio pode nos transformar em um campo triste e infértil, onde não brotará nem soja nem sorrisos, um campo seco, sem verde, sem vida e sem arte.

Bom domingo.