Heraldo Almeida

Então, o que é música afinal


Essa pergunta tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.
Então, o que é música afinal? De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.

Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado. Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

Vale destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos frequente essa situação. Para diferenciar melodia de harmonia nesse caso, podemos fazer uma comparação com um navio no oceano. O navio representa a harmonia e as pessoas dentro do navio representam a melodia. Tanto o navio quanto as pessoas estão se mexendo, e as pessoas se mexem dentro do navio enquanto ele navega pelo oceano. Repare que o navio serve de base, suporte, para as pessoas. Elas têm liberdade para se movimentar apenas dentro do navio. Se uma pessoa pular para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música. Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Afinal, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela. (www.descomplicandoamusica.com).

 

Final
Neste sábado, 13, é a grande final da 17ª edição do Pré-Festival de Quadrilhas Juninas, na sede do Trem (esquina da av: Feliciano Coêlho com a rua Gal. Rondom – Centro), a partir das 21h.
14 quadrilhas juninas estão na disputa.

Edital
Prefeitura de Macapá lançou Edital para o Projeto Macapá Verão 2017. As informações estão no portal da PMM (www.macapa.ap.gov.br).
O evento vai acontecer de 2 a 30 de julho, com aporte financeiro do Tesouro Municipal, no valor de R$ 329.250,00, para contratação cultural.

Reunião
Novo secretário de Cultura do Amapá, Dilson Borges, está organizando uma reunião com representantes de todos os segmentos artísticos culturais do estado.
O objetivo é ouvi-los para discutir a construção de um projeto coletivo.

Agenda
Dia 2 de junho tem show dos cantadores Nilson Chaves e Enrico Di Miceli, no bar “O Barril”, às 22h.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva. Informações: 99149-6446 e 99113-9341.

“Canta Brasil”
Todo sábado é dia de ouvir a boa Música Popular Brasileira (MPB) no programa “Canta Brasil”, na Diário FM 90,9.
Das 18h às 20h. Sintonize.

Literatura
Professora de música Lúcia Uchôa, vai lançar o livro “Estudando Piano Com Lúcia Uchôa”.
Dia 8 de junho, às 19h, no Centro Profissional de Música Walkíria Lima, na av: Feliciano Coelho, entre as ruas Hildemar Maia e Santos Dumont.

Macapá Verão
Prefeitura de Macapá lançou Edital do Projeto Macapá Verão 2017, para contratação de artistas no evento. As informações estão no portal da PMM (www.macapa.ap.gov.br).
O evento vai acontecer de 2 a 30 de julho, com aporte financeiro do Tesouro Municipal, no valor de R$ 329.250,00.

Ranking
O Salgueiro assumiu a liderança do Ranking do carnaval carioca, totalizando 60 pontos – 03 pontos a mais que a Unidos da Tijuca, que passou para a 2ª colocação, com 57 pontos. (www.liesa.com.br).