Heraldo Almeida

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (http://portal.iphan.gov.br).

 

Agenda
Dia 2 de junho tem show de Nilson Chaves e Enrico Di Miceli, no bar “O Barril”. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 99149-6446 e 99113- 9341.

Nacional
Esse vai ser “massa”. Dia 10 de junho, no bar “O Barril”, tem show do consagrado cantor e compositor, Nico Rezende (para namorados).
Com participação de Val Milhomem e Joãozinho Gomes. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130 e 99110-0249.

Níver
Sábado, 20, tem festa no bairro moreno da cidade. É o aniversário de 72 anos de cultura e história, do Laguinho.
Na sede de Boêmios do Laguinho, a partir das 19h. Vamos prestigiar o berço da cultura popular.

Edital
Prefeitura de Macapá lançou Edital para o Projeto Macapá Verão 2017. As informações estão no portal da PMM (www.macapa.ap.gov.br).
O evento vai acontecer de 2 a 30 de julho, com aporte financeiro do Tesouro Municipal, no valor de R$ 329.250,00, para contratação cultural.

“Jazz Brazzil”
Domingo, 21, tem o Projeto Jazz Brazzil, na Praça Floriano Peixoto, a partir das 16h.
A realização é do “Éguamanojazz”.

Coletânea
Cantor e compositor amazônico, Mauro Guilherme, está preparando o lançamento de uma coletânea musical com 3 discos. No aguardo.

Show
Sexta, 19, tem o show “Nos Bailes da Vida”, com Paulinho Bastos e Sabrina Zahara.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 99178-6714.

“Depois”
Título da nova música de Paulinho Bastos, que estará no primeiro disco (CD) do artista, “Batuqueiro”.