Geral

Macapá avança no Ranking Brasil Transparência e atinge nota 7.22

Macapá saiu da 27ª posição do Ranking Brasil Transparência e ocupa hoje a 20ª.


O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou o resultado da terceira edição da Escala Brasil Transparente, que coloca Macapá com uma das melhores notas no ranking (7.22) entre os municípios. O estudo avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros. Destes, apenas 17% tiveram nota acima de sete.
Macapá saiu da 27ª posição do Ranking Brasil Transparência e ocupa hoje a 20ª. Entre os municípios amapaenses, mais da metade ficaram com nota zero, incluindo o estado do Amapá. Quem teve nota mais próxima foi Itaubal, com 2,5. Macapá estava com nota zero e, desde então, trabalha para melhorar ainda mais esses índices. A análise foi feita entre junho e dezembro de 2016, com 12 quesitos, divididos em regulamentação da LAI, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota.
Segundo o ouvidor-geral do Município, Magdiel Ayres, de 2015 até a última rodada de avaliação já se avançou muito. Por exemplo, hoje as pessoas podem acompanhar as licitações online. “Mas o que realmente conta para a CGU é o tempo e a qualidade que damos as respostas para a população. Atualmente, demoramos em média oito dias para responder as solicitações. Mas estamos em busca da excelência no cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Nossa meta é responder em 48 horas e já estamos trabalhando para isso”.

Deixe seu comentário


Publicidade