Ponto e Vírgula

Água


Unifap
O juiz convocado Roberto de Oliveira, do TRF da 1ª Região, decidiu em Agravo de Instrumento promovido pela Unifap, restabelecer a política de cotas na universidade, que havia sido suspensa por decisão da Justiça Federal do Amapá.

Mobilidade
Governo do estado iniciou uma nova frente de trabalho referente ao cronograma de mobilidade urbana do município de Santana. Os serviços estão sendo executados na rua Presidente Costa e Silva.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá realizará na tarde desta quarta-feira, 17, às 16h, na Praça da Bandeira, solenidade alusiva à abertura oficial da Semana do Bombeiro 2017.

Dança
Oito grupos de dança se apresentam na sexta-feira, 19, a partir de 18h, no teatro do CEU das Artes, na abertura da Mostra Cultural Viva a Dança, que celebra a arte corporal em suas mais diversas formas.

Partilhado
A UPA da Zona Sul será gerenciada a partir de agora por organização social de saúde. Novo modelo de gestão deve ser ampliado para outras três unidades.

Sem transparência
Metade dos municípios do Amapá tem zero em transparência de informações ao cidadão, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Transparência do Governo Federal. Isso mostra o atraso em que municípios vivem por essas bandas do país.

Mãos Limpas
Justiça do Amapá aceitou as treze novas denúncias contra acusados na ‘Operação Mãos Limpas’. Deputados e ex deputados tornam-se réus em novas ações, por desvio milionário em diárias.

Desvios
De acordo com o MP-AP, as investigações da Operação Mãos Limpas apontam o desvio de R$ 17 milhões dos cofres públicos. As acusações são por formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato.

Período
O período das supostas irregularidades, segundo o MP, foi entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, quando Jorge Amanajás (então presidente da Casa) e Eider Pena (ex-primeiro-secretário) estavam à frente da Alap, e teriam ordenado os pagamentos.

 

Rapidinhas

Pelo menos oito dos 16 municípios do Amapá apareceram com nota zero no índice que mede a eficiência no fornecimento de informações públicas aos cidadãos. 

Os resultados integram a 3ª edição da Escala Brasil Transparente, divulgada pelo Ministério da Transparência no início de maio.

O estudo avaliou o cumprimento das normas estabelecidas na Lei de Acesso à Informação, que prevê a existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de dados pelos cidadãos, além de fixar prazos para fornecimento das informações sobre várias áreas.

A 3ª edição do estudo, que analisou o período entre junho e dezembro de 2016, avaliou 15 dos 16 municípios do Amapá, com exceção de Serra do Navio. Tiveram nota zero Amapá, Cutias, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande, Santana, Tartarugalzinho e Vitória do Jari.