Ulisses Laurindo

Flamengo fora da Libertadores


Por essa a imensa torcida rubro negra na esperava: o Flamengo ser eliminado na primeira fase da Copa Libertadores, ao ser derrotado por 2 a 1, em Buenos Aires, para o San Lorenzo. A má sorte da nação rubro negra é que o Atlético Paranaense arrancou uma vitória por 3 a 2, diante do Univesidad Católica, em plena Santiago. Na verdade foi uma noite negra para o Flamengo que precisava apenas de um empate para se garantir entre os 16 times das quartas, mas uma atuação melancólica e má sorte do elenco acabaram reduzindo a pó a grande esperança de chegar ao título na competição mais importante da América do Sul e que concede a oportunidade de disputar o título mundial, no final do ano com os campeõs de outros continentes. Essa é a terceira vez que o time cai na primeira fase da Libertadores, sendo as duas últimas em 2012 e 2014.

A eliminação deve provocar enorme reação no reduto da Gávea, porque a grande cartada do restante do calendário é se sair bem no Brasileirão. O time que sendo apontado como sério candidato ao cetro de 2017, com esse revés em Buenos Aires ameaça o grande sonho de ser o melhor brasileiro. A queda na Libertadores dificilmente deixará de respingar no treinador José Ricardo que vinha aos poucos se firmando no comando do elenco, embora o presidente Eduardo Bandeira de Melo já tenha dito que não há nada contra o treinador. As substituições em Buenos Aires, quarta-feira, não caíram bem no conceito do treinador. Já o Santos teve melhor sorte ao empatar com o Strongest, da Bolívia se classificou para a próxima fase da Libertadores. Amanhã, em prosseguimento ao Brasileirão, pela segunda rodada, o Flamengo vai a Goiás, enfrentar o Atlético Goianiense.

Chapecoense
Bonito está fazendo a Chapecoense mesmo depois da tragédia de novembro de 2016. Na quarta-feira o time avançou na classificação da Libertadores ao empatar com o Lanus, da Argentina e agora só depende de suas próprias forças para chegar às oitavas de final. O próximo adversário do time catarinense será o Zúlia e dependendo do resultado poderá se inscrever entre os classificados.