Artigos

O passado brilhante e o presente desalinhado (I)

Há alguns séculos atrás, os grandes homens que mudaram a humanidade, não precisaram da ciência moderna e muito menos da sofisticação da tecnologia


Epaminondas Pelaes
Articulista

No serviço público, algumas anuências partem de maneira aleatória, ou seja, não existe um raciocínio lógico voltado para alguns projetos de execução governamental, de interesse do povo, partindo dos governantes da esfera federal, estadual e municipal, principalmente no que diz respeito ao princípio da boa governabilidade.

Há alguns séculos atrás, os grandes homens que mudaram a humanidade, não precisaram da ciência moderna e muito menos da sofisticação da tecnologia, para que eles se tornassem reconhecidos pelos seus feitos. Muitos desses homens, considerados gênios, diante de suas próprias descobertas procuravam se alto superar para chegarem ao limite da perfeição.

Ainda lembro de um estudo feito sobre Galileu (1564-1642), não muito distante da descoberta do Brasil, quando escreveu sua última obra, recorrendo ao mesmo sistema usado nos diálogos. O título completo do livro foi batizado de Colóquios e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências Atinentes à Mecânica e aos Movimentos Locais, mas foi comumente conhecido como as Novas Ciências. Ficou considerado como a obra-prima do grande cientista, que nele aplicou todo seu gênio inventivo, toda sua sagacidade especulativa e sua perspicácia em renovar o campo das ciências mecânicas com suas leis do movimento acelerado. Por causa disso, Galileu pode ser considerado, reconhecidamente, como o pai da cinemática moderna e, com tal feito, abriu o caminho à dinâmica clássica, codificada depois por Newton. Por causa do brio de seus feitos, Galileu ficou celebrizado com a seguinte frase: “Descobri um novo mundo ao ver que é o Sol, e não o Homem, o centro do Universo”.

Agora, reportando-me ao Brasil, a ciência se evidencia positivamente, apresentando resultados satisfatórios graças ao sagrado investimento financeiro do governo federal, proporcionando notoriedade de orgulho, satisfação e reconhecimento a nível nacional e internacional, por conta dos feitos e descobertas científicas priorizadas, incansavelmente, pelos grandes e atuais cientistas brasileiros.


Deixe seu comentário


Publicidade