Cidades

15ª Semana dos Museus encerra hoje no Amapá

A socióloga destacou ainda que, por meio de suas exposições e atrações, o Museu Sacaca faz um resgate do passado e propõe que as pessoas valorizem sua história e sua origem.


O Museu Sacaca, pertencente ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), deu início na quinta-feira (18) oficialmente à programação relacionada à 15ª Semana Nacional de Museus, evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Na ocasião, alunos da rede pública estadual puderam assistir a uma palestra ministrada pela socióloga da instituição, Lenira Reis. O público teve ainda a oportunidade de visitar o planetário móvel Maywaka.

Durante a palestra, Lenira Reis abordou o tema do evento “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus”, destacando que a análise de uma obra exposta em um museu é algo subjetivo, isto é, cada pessoa terá seu ponto de vista, por isso, é indizível. Ela ressaltou que antigamente os museus eram frequentados, principalmente, pelas classes dominantes, mas, hoje em dia, busca-se alcançar a sociedade em geral. “Foi importante conversar com os alunos porque geralmente os jovens têm a ideia de que o museu não é interessante e é preciso desmistificar isso”, enfatizou.

A socióloga destacou ainda que, por meio de suas exposições e atrações, o Museu Sacaca faz um resgate do passado e propõe que as pessoas valorizem sua história e sua origem. Yasmin Sousa, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, revelou que a palestra a incentivou a frequentar os museus do Estado. “Aprendi que os museus são locais muito interessantes e nos fazem pensar. Aqui no Sacaca, por exemplo, tem lugares muito bonitos, mas não só isso, tem história e cultura nas obras que observamos”, afirmou a estudante.
Outra atração disponível durante a 15ª Semana dos Museus é o Planetário Móvel Maywaka, que normalmente é liberado para visitação apenas no terceiro sábado de cada mês. Trata-se de uma cúpula inflável com 5 metros de diâmetro e 4,5 de altura que se destina a divulgar a ciência e a astronomia. O planetário permite que os visitantes conheçam estrelas, mitos e lendas por meio de vídeos e palestras.

15ª Semana Nacional de Museus
O evento se estende até o dia 20 de maio com atrações diversas. Segundo a diretora do Museu Sacaca, Aimée Favacho, o objetivo foi construir um resgate ao passado e as memórias de infância, além de criar uma programação que atendesse a todos os públicos. Hoje, sábado, a programação chega ao fim com uma recreação infantil que irá resgatar as antigas cantigas de roda.


Deixe seu comentário


Publicidade