Nota 10

Morre o professor Antônio Munhoz, aos 85 anos

Ícone da cultura amapaense, além de professor de literatura, o mestre era poeta, folião, escritor e cidadão querido de Macapá; também era Cidadão do Mundo, tendo viajado por praticamente todos os continentes.


Morreu às 13h25min desta segunda-feira, 22, o professor de literatura Antônio Munhoz Lopes, aos 85 anos de idade, acometido de problemas renais. O corpo está sendo velado no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). O sepultamento ocorre às 17h desta terça-feira, 23, no cemitério Nossa Senhora da Conceição, Centro.

A atividade de professor de Munhoz era entrelaçada com as de poeta, folião, escritor e cidadão querido de Macapá. Também era Cidadão do Mundo, tendo viajado por praticamente todos os continentes.

Munho foi um ícone da cultura amapaense. Ele estava doente desde 2015, quando paralisou as suas atividades no rádio como participante do programa de César Bernardo, na 102,9 e na Rádio Diário, programa ‘É Domingo’.

Natural de Belém (PA), Antônio Munhoz veio para o Amapá em outubro de 1959, trazido pelo então governador do território federal, Janary Nunes.

O professor Antônio Munhoz Lopes chegou a ser delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), no governo militar brasileiro, lotado no Amapá. Foi também vereador de Macapá.

Reconhecendo a importância de Antônio Munhoz para o Amapá, o senador Randolfe Rodrigues, em Nota, diz o seguinte: “Agradecemos pela imensa contribuição cultural, educacional e histórica do professor Munhoz para o Amapá. Ele cumpriu sua missão com louvor, já que centenas de estudantes, de diferentes gerações, aprenderam com o mestre que lecionou por décadas na capital amapaense”.

O senador prossegue: “Que ele faça sua passagem em paz. Todos nós, do mandato, nos solidarizamos com a dor de seus entes queridos. Fica aqui a nossa homenagem. Pedimos a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos enlutados”.

Depois de passar um período hospitalizado, o professor recebeu alta e foi pra casa. Mas voltou a sentir fraqueza, muitas dores e foi internado. Na manhã desta segunda-feira, ele foi transferido para a UTI do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), onde foi acompanhado por médicos na hemodiálise, mas teve 4 paradas cardíacas.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade