Ponto e Vírgula

Cadeia


Imbróglio
Em reunião realizada no fim da semana, dizem fontes oficiais, conselheiros da Fieap  decidiram por uma nova eleição à presidência da entidade. O documento final da reunião será enviado para 1ª Vara da Justiça do Trabalho.

Informais
IBGE revela que um em cada quatro trabalhadores do setor privado não tem carteira assinada. Número de trabalhadores sem registro no setor privado chega a 22 mil no AP.

Poluidores
MPF recomendou que a CEA recolha transformadores que causam poluição ambiental. Aparelhos usam óleo proibido desde 1980. CEA diz que está identificando poluentes.

Emprego
Dados do Caged revelam uma reação de vários setores, sendo que isso levou o Amapá a abrir  216 novos postos de trabalho no mês de abril. É o melhor resultado do estado para um mês de abril desde 2014.

Unifap
Unifap está ofertando bolsas de iniciação científica para alunos do ensino médio. Edital prevê 17 bolsas que terão a duração de 12 meses com auxílio de R$ 100.

Repressão
PM de Laranjal do Jarí deflagrou a Operação Abutre. Objetivo foi saturar áreas de palafitas onde crimes como tráfico de drogas, furtos e roubos vem imperando. Mais de 60 policiais participaram da operação.

Assoreado
Sem respostas do poder público, embarcadiços resolveram, por conta própria, fazer uma limpeza no canal do Igarapé das Mulheres. Assoreamento vem comprometendo a navegação no local

Promessa
Por outro lado, Setrap diz que já reuniu com associação para a realização da limpeza e desassoreamento do canal, prometendo envio de uma ‘draga’ para o local.

Sem impostos
Dia 1 de junho haverá uma ação em um shopping da capital que vai vender produtos sem impostos durante 12 horas. Objetivo é alertar consumidores sobre a alta carga tributária.

Rapidinhas

Disque 100, do Governo Federal, criado para denúncias de violação de direitos humanos, recebeu 211 ligações no Amapá, em 2016, com média de 0,83 ligações por dia. O número é destinado para acionamento de casos de violência contra populações vulneráveis.

Em todo o país, no ano passado, foram 133.061 ligações para denunciar situações de violências física e sexual contra crianças e adolescentes, crimes de desigualdade racial, além de agressões contra idosos, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTs e população em situação de rua.

O acionamento do Disque 100, que é gratuito e 24 horas, teve em 2016 no Amapá procura superior a 2015, quando foram recebidas 197 ligações. Após a criação em 2011, os anos com mais denúncias no estado foram 2012 e 2013, com 467 e 473, respectivamente.

No ano passado, a maior parte das ligações (150) denunciaram casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo 58 deles de agressões sexuais. Outros 42 acionamentos foram relacionados a crimes contra idosos e 13 a pessoas com deficiência.