Ponto e Vírgula

Adeus


Ausência
O que chamou a atenção na despedida ao mestre Antônio Munhoz foi a ausência de autoridades como o prefeito da capital e o governador. Lamentável o desprestígio com uma figura tão importante da história amapaense.

Intrafegáveis
Moradores do bairro Brasil Novo sofrem com a falta de pavimentação das vias. Até mesmo o itinerário dos ônibus foi alterado por causa das péssimas condições das ruas.

Escuridão
Entorno da Fortaleza de São José de Macapá está uma escuridão só. Luminárias estão todas queimadas ou quebradas. Quem caminhava à noite pelo local já não o faz com medo de assaltos.

Reação
Dados do Caged revelam uma reação de vários setores, sendo que isso levou o Amapá a abrir 216 novos postos de trabalho em abril. É o melhor resultado do estado para esse mês, desde 2014.

Federal
Unifap está ofertando bolsas de iniciação científica para alunos do ensino médio. Edital prevê 17 bolsas que terão duração de 12 meses com auxílio de R$ 100.

Abutre
PM de Laranjal do Jari deflagrou a Operação Abutre. Objetivo foi saturar áreas de palafitas onde crimes como tráfico de drogas, furtos e roubos vêm imperando. Mais de 60 policiais participaram da operação.

Conta própria
Sem respostas do poder público, embarcadiços resolveram, por conta própria, fazer uma limpeza no canal do Igarapé das Mulheres. Assoreamento vem comprometendo a navegação no local

Reunião
Por outro lado, Setrap diz que já reuniu com associação para a realização da limpeza e desassoreamento do canal, prometendo envio de uma ‘draga’ para o local.

Dia D
Dia 1 de junho haverá uma ação em um shopping da capital que vai vender produtos sem impostos durante 12 horas. Objetivo é alertar consumidores sobre a alta carga tributária.

 

Rapidinhas

Disque 100, do governo federal, criado para denúncias de violação de direitos humanos, recebeu 211 ligações no Amapá, em 2016, com média de 0,83 ligações por dia. O número é destinado para acionamento de casos de violência contra populações vulneráveis.

Em todo o país, no ano passado, foram 133.061 ligações para denunciar situações de violências física e sexual contra crianças e adolescentes, crimes de desigualdade racial, além de agressões contra idosos, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTs e população em situação de rua.

O acionamento do Disque 100, que é gratuito e 24 horas, teve em 2016 no Amapá procura superior a 2015, quando foram recebidas 197 ligações. Após a criação em 2011, os anos com mais denúncias no estado foram 2012 e 2013, com 467 e 473, respectivamente.

No ano passado, a maior parte das ligações (150) denunciaram casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo 58 deles de agressões sexuais. Outros 42 acionamentos foram relacionados a crimes contra idosos e 13 a pessoas com deficiência.