Heraldo Almeida

Casa de Rui Barbosa debate políticas culturais


Debater políticas culturais está no centro da agenda desta semana da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro. Vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a instituição promove, de 23 a 26 de maio, o VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais. O encontro, que reunirá especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais, tem como objetivo divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas e das reflexões históricas, teóricas e práticas.

Segundo a chefe do setor de pesquisas de políticas culturais da FCRB, Lia Calabre, um dos diferenciais do seminário é o fato de as discussões serem focadas exclusivamente no tema das políticas culturais. “Diferentemente de outros seminários sobre estudos em cultura, nos quais a política cultural é apenas um recorte, este Seminário é específico sobre o tema. Atualmente, o encontro é a principal referência no Brasil na divulgação de estudos e pesquisas de políticas culturais. Reunimos especialistas e estudantes brasileiros e de outros países, como Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai”, destaca.

Na programação das mesas de debate, os convidados também poderão debater dois outros eixos: gestão pública e formação em políticas culturais. Os trabalhos que serão apresentados no seminário foram escritos por estudantes de pós-graduação e gestores culturais selecionados com seis meses de antecedência em uma chamada pública da FCRB. Escolhidos pela pertinência com o tema, profundidade das discussões e pela contribuição ao setor, os textos completos serão publicados nos anais do VIII Seminário.

A iniciativa permite a participação do público em geral como ouvinte, mediante inscrição prévia até ontem (22). “Desde a sua origem, a ideia sempre foi abrir para o público, não só especialistas. Todos os anos, recebemos funcionários da Biblioteca Nacional, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre outras instituições. Fazemos rodadas de perguntas, então o ouvinte pode ser um possível falante. Costumamos ter, em média, de 400 a 500 ouvintes. A experiência é muito boa”, ressalta Lia Calabre. (www.cultura.gov.br).

 

Agenda
Dia 2 de junho (sexta) tem show de Nilson Chaves e Enrico Di Miceli, no bar “O Barril”.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 21h. Informações: 99149-6446 e 99113- 9341. Imperdível.

Namorados
Dia 10 de junho, no bar “O Barril”, tem show do consagrado cantor e compositor brasileiro, Nico Rezende (para namorados).
Participação de Val Milhomem e Joãozinho Gomes. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130 e 99110-0249.

Forró
Domingo, 28, tem o pré-festival de quadrilhas juninas, na sede do Trem Desportivo Clube (av: Feliciano Coelho – Trem), a partir das 21h.
A realização é da Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap).

“Coronelismo”
É assim que o vice presidente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas, Hamilton Tatu, está chamando aos dirigentes de entidades que estão querendo proibir os grupos de participarem de outros eventos.
“O tempo do coronelismo acabou”, disse Tatu.

Impasse
Presidente do Conselho de Cultura, João Porfírio (Popó), informou que o Consec vai apurar uma possível irregularidade na eleição da cadeira de “Cultura Popular e Afro Descendente”, no sábado (20). Urna manual teria sido “emprenhada com mais de 60 votos.
O candidato eleito, Urielson Duarte, protocolou na segunda, 22, na justiça comum ‘ação de tutela de urgência cautelar com pedido de liminar’ contra o Conselho Estadual de Cultura (Consec), requerendo a validação de todos os votos da urna cujo relatório apontou mais de 60 votos ‘fantasmas’. (www.diariodmamapa.com.br).

Luto
O Amapá perde um dos ícones da educação e cultura, com inúmeros projetos realizados no estado.
O intelectual professor, Antônio Munhoz Lopes, faleceu segunda, 22, em Macapá.
Prefeito de Macapá, Clécio Luiz, decretou luto de 3 dias no município.

Conselheira
A professora, produtora e bailarina premiada, Cleide Façanha, foi eleita Conselheira do Cultura pelo segmento da Dança. Parabéns.