Artigos

Religião e espiritualidade

A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!


/ Pierre Chardin
Colaboração de Wilson Queiroga*

A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma. A religião é para os que dormem e a espiritualidade é para os que estão despertos. A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados enquanto que a espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior. A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo. A religião ameaça e amedronta e a espiritualidade lhe dá Paz Interior. A religião fala de pecado e culpa, enquanto que a espiritualidade lhe diz: “Aprenda com o erro”…

A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!

A religião não é Deus. A Espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus. A religião não indaga e nem questiona. A espiritualidade questiona tudo. A religião é humana, e é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, sem regras. A religião é causa de divisões e a espiritualidade é causa de União. A religião lhe busca para que acredite. A espiritualidade você tem que buscá-la. A religião segue os preceitos de um livro sagrado e a espiritualidade busca o Sagrado em todos os livros. A religião se alimenta do medo e a espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé. A religião faz viver no pensamento e a espiritualidade faz Viver na Consciência. A religião se ocupa com o fazer e a espiritualidade se ocupa com o Ser. A religião alimenta o ego. A espiritualidade nos faz transcender. A religião nos faz renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele. A Religião é adoração enquanto que a espiritualidade é meditação. A religião sonha com a glória e com o paraíso e a espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora. A religião vive no passado e no futuro e a espiritualidade vive no presente. A religião enclausura nossa memória e a espiritualidade liberta nossa Consciência. A religião crê na vida eterna e a espiritualidade nos faz consciente da vida eterna. A religião promete para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em nosso EU interior durante a vida.

“Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual. Somos seres espirituais passando por uma experiência humana”.

*Texto lido na sessão de quarta-feira, 17 de maio de 2017, no Templo da Loja Macônica Tiradentes 2599. Pierre Chardin nasceu em Oreines, a 1 de maio de 1881. Faleceu em New York a 10 de abril de 1955. Foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que tentou construir uma visão integradora entre ciência e teologia.


Deixe seu comentário


Publicidade