Heraldo Almeida

Sistema online de informações e indicadores culturais


A Prefeitura de Macapá disponibiliza uma plataforma virtual, na qual os agentes culturais locais poderão alimentar pessoalmente, de qualquer ponto de internet, com informações sobre sua carreira e atuação no setor cultural. Intitulada Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (Smiic), ela está no ar desde segunda-feira, 22, no endereço http://fumcult.macapa.ap.gov.br/ e se configura como importante ferramenta para a democratização das informações da cultura local.

Criada pela prefeitura, a plataforma foi pensada a partir da lei que instituiu o Sistema Municipal de Cultura (SMC) de Macapá, aprovada pela câmara e sancionada pelo prefeito Clécio Luís, em 7 de junho de 2016. O SMC define em seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão e interrelações entre os seus componentes a valorização de todas as manifestações artísticas e culturais que expressam a diversidade étnica e social, e a estruturação de equipamentos que descentralizam e democratizam a atuação, como também a garantia de publicidade à documentação e acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do município. E, ainda, trata da elaboração de estudos das cadeias produtivas da cultura para implementar política s específicas de fomento e incentivo.

“Esta, provavelmente, é a primeira plataforma voltada 100% para a cadeia produtiva de Macapá. A partir de agora, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, poderá pesquisar na internet e encontrar, num só lugar, o que temos a oferecer no setor cultural em termos de produtos, quem são os artistas em atividade. Terá acesso a fotos, clippings, vídeos e outros materiais. É um suporte importante, desenvolvendo com afinco, para ajudar os agentes culturais na divulgação de seus trabalhos dentro e fora da cidade. Por isso, convido a todos os artistas de Macapá a cadastrarem seus trabalhos”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Sérgio Lemos. (Rita Torrinha).

 

Exonerado
Roberto Freire não é mais Ministro da Cultura. João Batista de Andrade, secretário executivo do MinC, assume interinamente a pasta.
João Batista é escritor, roteirista e cineasta, com doutorado em Comunicações pela Universidade de São Paulo. Está no MinC, desde o ano passado.

Repasse
Prefeitura de Macapá, através do Instituto da Igualdade Racial (Improir), efetuou pagamento de 30 mil, para o Ciclo do Marabaixo 2017, pelo Edital 001/2017.
O recurso foi entregue à Associação Quilombola Remanescentes da Campina Grande, responsável em repassar o recurso aos cinco (5) grupos realizadores do evento. São 6 mil para cada um.

Intercâmbio
Cantora Brenda Melo está em Caiena (Guiana Francesa) no Projeto Ponte Cultural.
Intercâmbio entre os dois países (Brasil e França) fortalecendo a cultura artística do Amapá e Guiana Francesa. O articulista do evento, no estado, é o cantor compositor e produtor, Finéias Nelluty.

Seminário
Debater políticas culturais está no centro da agenda desta semana da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
Até sexta, 26, o VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, reúne especialistas, estudiosos na área de políticas culturais, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates nas ações políticas e reflexões históricas, teóricas e práticas. (www.cultura.gov.br).

Plataforma virtual
Já está no ar, desde a segunda, 22 (http://fumcult.macapa.ap.gov.br), uma plataforma virtual, na qual os agentes culturais locais poderão alimentar pessoalmente, de qualquer ponto de internet, com informações sobre sua carreira e atuação no setor cultural.
Intitulada Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (Smiic), e se configura como importante ferramenta para a democratização das informações da cultura local. Parabéns.

Destaque
Artista plástico amapaense, Ralfe Braga, está sempre em destaque em Brasília, onde reside há quase 40 anos.
Recebe muitos convites para expor suas peças, contratos e outros serviços. As obras do artista estão destaques pelo Brasil.. Parabéns.

Agenda
Dia 2 de junho (sexta) tem show de Nilson Chaves e Enrico Di Miceli, no bar “O Barril”.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 21h. Informações: 99149-6446 e 99113- 9341. Imperdível.

Showzaço
Autor de “Mira Ira” (1985) e outros sucessos, o cantor compositor, Lula Barbosa, estará em Macapá dia 17 de junho, no bar “O Barril”. Participações especiais de Pedrinho Calado e Zé Miguel. Av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130 3 99141-8420.