Cidades

PAI passa a atender apenas casos de urgência e emergência

A decisão de estabelecer este protocolo foi tomada a pedido da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em uma reunião proposta pelo órgão governamental nesta quinta-feira, 25


Para tornar o atendimento mais eficiente e evitar a superlotação do Pronto Atendimento Infantil (PAI), a unidade passa a atender exclusivamente casos de urgência e emergência, priorizando as crianças que estão em estado de saúde mais agravado – o propósito original do hospital. Os pacientes que necessitam de atendimentos de baixa gravidade serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 24h Rubin Aronovitch, Perpétuo Socorro e Marcelo Cândia – as responsáveis por esse tipo de tratamento, mas que vinha sendo acolhido pelo PAI.

A decisão de estabelecer este protocolo foi tomada a pedido da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em uma reunião proposta pelo órgão governamental nesta quinta-feira, 25, com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e apoio do Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com a diretora do PAI, Zoralma Maramalde, a referência de atendimento na unidade sempre foi de urgência e emergência, porém 70% a 80% da demanda recebida poderia ser resolvida em uma UBS. “Com o acordo a demanda vai diminuir, a equipe não ficará sobrecarregada e será possível potencializar o atendimento de urgência e emergência”, explicou.

O paciente que procurar o PAI passará pela equipe de triagem da Classificação de Risco e, após avaliação, será direcionado ao tipo de atendimento. Na avaliação a criança é classificada por cores que definem a urgência. Dessa forma é possível identificar os usuários que necessitam de atendimento médico imediato.

As crianças com classificação vermelha e amarela serão atendidas no PAI, pois são casos de doentes com situações clínicas de maior risco. Já as que forem classificadas com as cores verde e azul, sem gravidade, serão direcionadas e referenciadas por escrito para as três unidades 24h do município. Para agilizar o atendimento a Sesa disponibilizará uma ambulância que conduzirá o paciente até a UBS.

A Sesa anunciou também que já contratou novos profissionais para reforçar a equipe do PAI, e a secretaria municipal se comprometeu a buscar alternativas para aumentar o número de profissionais para o atendimento pediátrico nas UBSs 24h.

“Nosso objetivo é dar solução aos usuários que procuram o Sistema Único de Saúde e oferecer um serviço de qualidade. Somos cientes de que precisamos avançar e os acordos estabelecidos nesta reunião contribuirão para a melhoria do atendimento no PAI”, explica o secretário adjunto de Atenção à Saúde da Sesa, Alvaro Pereira.


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