Heraldo Almeida

Vai começar o Projeto Arte na Praça


Música com a cantora Márcia Fonseca, Banda Mini Box Lunar, Banda da Guarda Municipal e declamações com o movimento Poesia na Boca da Noite são as atrações que darão início ao projeto Arte na Praça, que iniciará domingo, 28, na Praça Floriano Peixoto. A iniciativa é da Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), que visa estimular a ocupação da praça com programação gratuita de cultura, arte e lazer.

A intenção é fazer o evento uma vez por mês, garantindo à população opção de entretenimento, socialização e qualidade de vida. Para as próximas edições, a proposta é promover parcerias com outros órgãos da gestão municipal, privados e agentes culturais.

Segundo o diretor-presidente da Fumcult, Sérgio Lemos, o objetivo é, a partir do próximo ano, lançar edital para ocupação das praças. “Qualquer pessoa poderá propor uma ação, que contará com apoio do Município para ser feita. O que queremos é fomentar cada vez mais nossas artes locais e movimentar nossos espaços urbanos com ocupação cultural, seguindo os trâmites necessários para isso”.

A programação do projeto Arte na Praça terá início às 17h. “Convido as famílias, jovens, população em geral, que venham prestigiar as atrações. A praça é lugar de convívio, de encontrar amigos, de conhecer novos amigos”, convida Sérgio Lemos. (Rita Torrinha).

 

Importante
Prefeitura de Macapá lançou a plataforma virtual, onde os agentes culturais locais poderão alimentar pessoalmente, de qualquer ponto de internet, com informações sobre sua carreira e atuação no setor cultural.
É o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, que se configura como importante ferramenta para a democratização das informações da cultura local. Acesse http://fumcult.macapa.ap.gov.br).

Cinema
Agência Nacional do Cinema lançou o edital “Cinema da Cidade”, convocando governos estaduais a manifestarem interesse na construção e implantação de complexos cinematográficos em municípios sem salas de cinema.
A ação prevê aportes de R$ 8,3 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual e contrapartida mínima de R$ 2 milhões dos estados. O período de inscrição vai até 07 de julho. (www.cultura.gov.br).

“A Rosa”
Título do filme amapaense que estará na 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que inicia dia 2 de junho, no Teatro das Bacabeiras, às 14h.

Destaque
Produtores do audiovisual, Ana Vidigal e Thomé Azevedo, merecem nosso respeito e reconhecimento pelo belo trabalho que realizam no segmento do cinema tucuju. Parabéns.

Contação
Nesta sexta, 26, tem contação de histórias no CEU das Artes (Infraero II), das 16h às 19h.
Lu de Oliveira contará a história do “O Colecionador de Águas”. Entrada livre.

Agenda
Dia 2 de junho (sexta) tem show de Nilson Chaves e Enrico Di Miceli, no bar “O Barril”.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 21h. Informações: 99149-6446 e 99113- 9341. Imperdível.

Showzaço
Autor de “Mira Ira” (1985) e outros sucessos, o cantor compositor, Lula Barbosa, estará em Macapá dia 17 de junho, no bar “O Barril”.
Participações especiais de Pedrinho Calado e Zé Miguel. Av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130 3 99141-8420.