Cidades

Governo reúne com lideranças indígenas para discutir melhorias em aldeias

Representantes das Terras Indígenas do Tumucumaque e Waiãpi dialogaram com gestores


As lideranças indígenas Waiãpi e dos povos do Parque do Tumucumaque foram recebidas no último sábado, 27, pelo governador Waldez Góes e equipe de governo no Palácio do Setentrião. O encontro faz parte da política adotada pelo governador de estreitar a relação com os povos indígenas do Amapá, com o objetivo de implementar e melhorar as políticas públicas dentro das aldeias.
Durante o encontro as lideranças indígenas reivindicaram ampliação dessas políticas públicas nas áreas da saúde, educação e de inclusão social. Estiveram presentes na reunião representantes de secretarias e órgãos do Estado e de instituições de outras esferas, como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

Uma das lideranças indígenas presentes no evento, Jawaruwa Waiãpi, explicou que o encontro foi uma oportunidade de sugerir melhorias que proporcionarão maior qualidade de vida aos povos. Segundo ele, as maiores necessidades são na área de educação e saúde. “A reunião foi muito produtiva para nós porque dialogamos com a equipe de governo e fizemos nossas solicitações”, afirmou.

O governador Waldez Góes reforçou a necessidade de manter o diálogo com os povos indígenas e que é importante ouvi-los para entender suas necessidades e definir soluções. O gestor afirmou que uma das prioridades do Governo do Estado é garantir educação de qualidade aos índios. “Nós temos investido muito na formação intelectual e cultural do povo indígena para que ele seja o próprio multiplicador cultural em sua comunidade”, ressaltou.

A gestora da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Eclemilda Silva, enfatizou que o encontro foi satisfatório e que o Governo do Estado está inclinado a atender as reivindicações dos povos indígenas em um prazo curto. “A vinda dessas lideranças surtiu efeito. Eles ficaram felizes por serem acolhidos pelo Governo do Estado, que procura ter uma relação de proximidade e de amizade com os indígenas. O evento foi de grande importância para todos nós”, avaliou Eclemilda.


Deixe seu comentário


Publicidade