Osmar Júnior

Músicos, faróis na escuridão


A quem possa interessar.

Nunca deguste o artista, sim, a sua obra. Beijá-lo é perigoso, mas roçar sua língua na dele é saudável.

Eu diria a uma criança que música é paixão. Encha seu coração de música e estará cheio de amor. Cuide-se das curiosidades quanto às viagens dos vícios que nos rondam, pois nos degradam na volta. O artista é apenas uma fantasia, mas a arte é uma verdade que pode ajudar a mudar o mundo, porque se muda o mundo, mudando pensamentos.

Musica é uma filosofia, mas também é ganha pão. Temos ministérios, secretarias e fundações; temos público, e público é dinheiro; temos mecenas, pessoas de posses que gostam de música e nos financiam, isso desde a Idade Média, como os Borgeas e os Médicis; temos orquestras, musicais, bandas, templos, ordem, editoras, e um monte de espaço.

É uma questão de conquista, entende, conquistar pessoas. É uma boa profissão. Lembre-se que nem todos os músicos correm atrás de notoriedade. Isso pode acontecer ou não, mas legal, mesmo, é ser qualquer coisa por paixão. Talento musical autêntico raramente se aposenta. Muitas pessoas te subjugarão, mas do meio dessa escuridão surgirá uma luz e te iluminará. Perdoe nossos pecados, e olhai dentro dos nossos corações: somos paz, poetas e amigos dos anjos, pois falamos a lingua deles; herdeiros do dom de Jubal, que vem de Noé, que é filho de Adão, que foi criado por Deus. Somos imperfeitos.

De Jim Morisson a Jimi Hendrix, de Ray Charles a Elvis, de Kurt Cobain a Michael Jackson, de Raul Seixas a Elis Regina, de Cazuza a Renato Russo, de Tim Maia a Kassia Helen, de Chorão a Champion. Todos faróis na escuridão, Anjos loucos, mas cheios de ternura.

Agora enxugue minhas lágrimas e ouça minha canção, pois na banda escura e na banda clara da terra os anjos tocam nos túneis, estações, prostíbulos, igrejas, teatros, praças… eles tocam pra quem quiser ouvir. Suas gotinhas musicais por menor que sejam molham o mundo com amor. Afinal, o que é um oceano senão milhões de gotinhas reunidas.

Bom domingo.