Nilson Montoril

CBD, marcante sigla no futebol


Data de 8 de junho de 1914, a fundação da Federação Brasileira de Sports, que passou à denominação de Federação Brasileira de Futebol em 1915.A entidade foi organizada para que o Brasil pudesse se reconhecido pelas congêneres internacionais e participasse de competições além de suas fronteiras. No dia 6 de dezembro de 1916, a entidade alterou sua denominação para Confederação Brasileira de Desportos- CBD, Cujo precípuo objetivo era coordenar as ações referentes aos desportos e suas modalidades. Até o ano de 1914, o Brasil não tinha uma seleção nacional e as suas seis primeiras partidas internacionais ocorreram em seu território contra escretes estrangeiros. Quatro destas seleções correspondiam a combinados formados com jogadores de São Paulo e Rio de Janeiro e duas do Rio de Janeiro.

No primeiro jogo, disputado por um combinado paulista/carioca contra o selecionado da África do Sul, amargamos uma contundente derrota pelo placar de 6×0, em 1906. Em 1908, registrou-se outro fragoroso revés, desta feita para a Argentina por 4×0. Em 1912, a seleção portenha voltou a obter dois expressivos resultados por 4×0 e 6×3. No ano seguinte os argentinos venceram de forma incontestável, 4×0. Neste mesmo ano, um combinado carioca representou o Brasil, obteve duas importantes vitórias: 1×0 contra Portugal e 2×1 diante do Chile. Porém, nos anais do futebol brasileiro, consta que, em 1914, uma seleção nacional, constituída por jogadores cariocas, abateu a equipe inglesa do Exeter City por 2×0, em jogo realizado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Esta partida não é reconhecida pela Fifa.Alíás, o campo do Fluminense Futebol Clube foi palco de importantes jogos de futebol quando ainda engatinhávamos na prática do futebol association. É que a prática do futebol no Brasil foi iniciada pela elite branca, em 1894,a partir do retorno do estudante paulista Charles Miller ao Brasil após concluir seus estudos no Banister Court School trazendo duas bolas. Jogar futebol era dispendioso e os jovens das classes menos favorecidas economicamente não tinham condições de comprar bolas e o restante do material esportivo, todo importado da própria Inglaterra. Foi numa tarde fria do outono de 1895, que Charles Miller reuniu um grupo de amigos, entre eles alguns estrangeiros, para ensiná-los a jogar futebol. Transmitiu-lhes as informações básicas sobre o esporte bretão, notadamente sobre as regras adotadas para não permitir atitudes violentas dos mais afoitos.

Naquele dia 14 de abril, na Várzea do Carmo, em São Paulo, aconteceu o amistoso entre o São Paulo Athetic Club, o primeiro clube de futebol do Brasil formado por Charles Miller contra um time da Railway, empresa inglesa gerenciadora de transporte ferroviário. O São Paulo venceu por 4×0. Em 1898, despontou o primeiro time constituído exclusivamente por brasileiros da elite paulista, a Associação Atlética Mackenzie College. Dentre os primeiros times de futebol fundados no Brasil, o único que ainda permanece em atividade é a Associação Ponte Preta de Campinas, a “Macaca”, fundada no dia 3 de setembro de 1900. Mais antigo que a Ponte Preta foi o Sport Club Rio Grande, organizado a 11 de agosto de 1900, que não existe mais.

No Rio de Janeiro, o interesse pelo futebol foi difundido de forma mais sistemática por Oscar Cox, que havia voltado da Suíça, em 1901. Progressivamente foram surgindo as ligas de futebol pelos demais estados brasileiros, mas sem a inclusão de negros e pobres. A Copa Roca, disputada na Argentina, foi a competição oficial que o Brasil disputou no plano internacional. O jogo ocorreu no campo do Clube de Ginásia y Esgrima, com surpreendente vitória brasileira por 1×0. A o iniciar sua jornada, nossa seleção ainda não usava as cores da bandeira nacional e sim o branco. Coube ao Clube de Regatas Vasco da Gama implantar o profissionalismo no futebol de nosso país. Entretanto, sem ter a organização exigida para o futebol, a seleção do Brasil não era levado muito a sério. Entre os anos de 1916 a 1949, período em que foi disputado o campeonato sul americano de futebol, com 21 edições, o Brasil só foi campeão em três oportunidades. Seu maior feito nesta época compreende a vitória de 1×0 sobre o Uruguai, no Estádio das Laranjeiras, em 1919, feito que inspirou Pixinguinha a compor o chorinho 1×0. A partir do dia 6 de dezembro de 1916, a Federação Brasileira de Sports passou a ser reconhecida como Confederação Brasileira de Desportos-CBD. Permaneceu com esta denominação até 26 de janeiro de 1981, quando, por decisão da Assembléia Geral, foi transformada em Confederação Brasileira de Futebol. Som a égide da CBD, o Brasil conquistou as copas do Mundo de 1958,1962 e 1970.O Brasil é único filiado da FIFA que participou da 19 competições até hoje realizadas.Seguido pela Alemanha e Itália com 17 e Argentina com 15.A copa que começa no dia 12 de junho, é a 20ª.