Ulisses Laurindo

Brasil passeia na Austrália


Contra os argentinos, terça-feira, a história foi outra e Tite acabou perdendo a invencibilidade na seleção brasileira, mas, ontem, em Melbourne, a seleção, mesclada com titulares e reservas, o placar final foi 4 a 0 diante da Austrália que se esforçou, mas não passa de futebol nível inferior, mesmo preparada para a Copa das Confederações, sábado, em Moscou. A pura verdade é que no elenco brasileiro existem pequenas diferenças técnica entre os considerados titulares como foi constado ontem na arena em Melbourne, em que entre as novidades estão de Diego Souza,nunca visto por treinadores anteriores e David Luiz, agora abrindo vaga na defesa para se abrigar no meio de campo.

A vitória de ontem era esperada por todo mundo. Quando Tite optou por lançar oito jogadores que não atuaram contra a Argentina sabia o que estava fazendo, em parte pelo flagrante nível técnico do futebol australiano e, também, para preparar o elenco, sem qualquer prioridade na seleção para o duelo do ano que vem na Rússia, local aonde estarão as feras das seleções mundiais. Pode ainda não ter encontrado o eventual substituto de Daniel Jesus, mas já pontificou em Diego Souza um nome à altura. A partida de ontem teve seu valor, principalmente para o treinador Tite sabe agora com quem pode contar na grande batalha de Moscou e não ser surpreendido como foi Felipão, nos 7 a 1, em 2014.

No jogo de ontem todos viram pela televisão com quem Tite para relacionar em seu caderninho. Além dos oito incluídos no time, o treinador fez ainda entradas, não apenas para avaliar outros nomes. Por exemplo: ele não mexeu no goleiro. Diego Alves foi do principio ao final. Mas em algumas posições ele sacou quem estava jogando e experimentou outros. Thiago Silva que está se segurando a nova oportunidade cedeu lugar para Jemerson; David Luiz (Fernandinho; Paulinho (Renato Augusto); Felipe Coutinho (William;Diego Costa (Thayson).

A próximo compromisso da seleção será de hoje a 57 dias, quando terá pela frente o Equador, pelas eliminatórias, em Porto Alegre. A briga para designar os quatro países restantes para a Copa continua vibrando, porque o Brasil já está classificado, com 33 pontos. Os demais para as quatro vagas, são: Colômbia, 24 pontos, Uruguai 23, Chile 23, Argentina 22. O quinto colocado terá que defender a vaga na repescagem.