Política

Audiência Pública na Assembleia Legislativa fala sobre atenção à pessoa com Lúpus

A primeira palestra foi proferida pelo doutor Marco Túlio Franco que falou sobre “Lúpus, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento”.


Paulo Silva
Editoria de Política

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou na manhã da sexta-feira (23/6) audiência pública sobre a doença Lúpus. O evento objetivou levar o conhecimento e a conscientização à sociedade amapaense sobre os cuidados relacionados à saúde da pessoa portadora da doença. A audiência pública reuniu profissionais de saúde, parlamentares e, especialmente, os pacientes da doença autoimune, que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro e todos os demais órgãos.

A primeira palestra foi proferida pelo doutor Marco Túlio Franco que falou sobre “Lúpus, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento”. A segunda foi feita pela psicóloga Danielle do Socorro Castro Moura que discorreu acerca do tema “Surto Lúpico, a Importância do Amparo Psicológico para o Paciente e Familiares”.

“A conscientização da sociedade é uma arma fundamental que leva a um melhor entendimento da doença e, consequentemente, beneficia milhares de pacientes,” destacou Edilene Martins, presidente da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá.

A deputada Roseli Matos (PP), que chamou a audiência pública, disse que se empenhará em fazer uma campanha massiva para levar informação à sociedade, o que para ela, é uma medida que contribui na luta dos portadores de lúpus pelos seus direitos e, também, para a extinção do preconceito que existe em torno da doença.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido apenas como lúpus, atinge mais frequentemente mulheres do que homens, e é provocado por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.

Lupus – O Lúpus atinge cerca de 200 mil brasileiros. É uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. Pode atingir vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração, estando relacionada à predisposição genéti ca e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos.


Deixe seu comentário


Publicidade