Polícia

Bope desmonta quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos

Maior parte dos criminosos era da região Centro-Oeste do país. Eles tinham equipamentos à laser para cortar as placas de aço dos caixas eletrônicos de forma silenciosa


Elden Carlos

Jair Zemberg

Da Redação

Imagens: Jair Zemberg e Bope

Quatro homens foram presos na tarde de quinta-feira (22) no Centro de Macapá, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos na região Centro-Oeste do país, principalmente, nos estados de Goiás e Mato Grosso.

Segundo o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), coronel PM Paulo Matias, duas equipes da Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) abordaram o carro dos suspeitos na rua Jovino Dinoá.

“Esses elementos estavam no interior de um táxi quando foram avistados pelos nossos policiais que estavam em patrulhamento. Os suspeitos demonstraram nervosismo ao se deparar com as viaturas, motivo pelo qual foram abordados. Ao fazer a checagem das identificações se descobriu que um deles estava com mandado de prisão em aberto, decretada pela justiça do Mato Grosso. Porém, quando os policiais procederam à revista veicular foram descobertos objetos como cilindro de gás, serra industrial, maçarico e furadeira elétrica, que geralmente são usados para prática de arrombamentos de caixas eletrônicos”, disse o comandante do Bope.

Os homens presos foram identificados como: Israel Farias dos Santos, 22 anos; Arisvan de Farias dos Santos, 21 anos; Eduardo Francisco da Costa Souza, 18anos, e o taxista Uerlen de Lima dos Santos, de 30 anos.

Os irmãos Israel e Arisvan são de Cuiabá (MT); Eduardo é natural de Goiás (GO) e o taxista Uerlen de Lima é amapaense, com residência no município de Santana. Após as prisões os policiais seguiram com os suspeitos para Santana.

“O taxista havia alugado uma casa para o bando naquele município. Ele também foi responsável pela compra de vários equipamentos que seriam empregados no arrombamento de caixas eletrônicos, além de dar suporte logístico no deslocamento dos criminosos que estavam fazendo um estudo técnico das agências que seriam alvo da quadrilha”, revelou o delegado Rubinaldo Alencar, da 1º Delegacia de Polícia de Santana.

Em poder do bando a polícia apreendeu uma máquina que faz corte de chapa de aço a laser. “É um equipamento super moderno e que faz o corte no caixa eletrônico sem nenhum tipo de barulho. Com eles também apreendemos um bloqueador de sinal de telefonia móvel, internet e do próprio sistema de segurança das agências. Em média esse equipamento custa cerca de R$ 17 mil. Eles estavam muito bem organizados”, complementou o coronel Matias.

Ainda de acordo com a polícia, e com base no depoimento dos suspeitos presos, os arrombamentos ocorreriam na próxima semana, quando pelo menos mais dois integrantes da quadrilha chegariam ao Amapá.

“Pelo que foi informado pelos elementos os crimes seriam cometidos em agências de Macapá, Santana e Mazagão. Eles já tinham levantado informações sobre a rotina desses locais e quando os caixas estariam abastecidos. Graças ao ‘tino’ de nossos policiais foi possível evitar uma série de roubos que certamente iriam gerar grandes prejuízos”, concluiu o comandante.

“A partir de agora nós vamos indiciar essas pessoas por associação criminosa. Vamos aprofundar as investigações para identificar essa conexão. Eles próprios confessaram ter realizado o arrombamento de caixas eletrônicos no interior dos estados de Goiás e Mato Grosso, e que desses crimes conseguiram obter mais de R$ 1 milhão em dinheiro”, concluiu o delegado Rubinaldo. A Polícia Civil da região Centro-Oeste será acionada pela PC do Amapá para uma troca de informações sobre os elementos presos.


Deixe seu comentário


Publicidade