Cidades

Com chegada de mais 2 mil famílias, frota de ônibus será ampliada no Macapaba

Setap e CTMac já discutiram aumento do número de carros que atenderão o residencial Macapaba, na zona oeste de Macapá


Elden Carlos
Editor de Cidades

A entrega da segunda fase do conjunto habitacional Macapaba, na zona oeste de Macapá, que deve ocorrer até o final do mês de julho, segundo o governo do Estado, levantou um grande debate na manhã desta sexta-feira (23) no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90.9).

Segundo os moradores da primeira fase, um dos principais problemas que eles temem é a insuficiência de ônibus para atender o conjunto, já que as mais de 2 mil famílias que serão instaladas no Macapaba II corresponde a cerca de 13 mil novas pessoas.

“Estamos temerosos quanto a essa situação. Até que hoje o número de veículos que nos atende é satisfatório, mas com a chegada dessas mais de duas mil famílias esse atual cenário será completamente modificado. Então, é necessário que se pense nessa questão do transporte público de forma antecipada”, disse o ajudante de mecânica Aldair Monteiro, de 38 anos.

O diretor de bilhetagem do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), Arthur Sotão, afirmou que atualmente somente a linha Macapaba/Garden opera com 14 carros.

“Nós temos cerca de 30 carros que operam linhas naquela região e que atendem os bairros Amazonas, Brasil Novo, Morada das Palmeiras, e, claro, Macapaba, além do Ifap. Já tivemos uma reunião anterior com a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social e CTMac exatamente para discutir esse tema. Já temos confirmada a entrada de cinco novos ônibus da linha Macapaba/São Camilo nas próximas semanas, passando de três para oito carros nessa linha. Também já deve ocorrer num prazo de 60 dias o ingresso de dez novos carros para a linha Brasil Novo. Todos esses veículos passam pelo Macapaba, então, nos antecipamos a esse novo momento para prestar um serviço de qualidade”, garantiu Sotão.

Arthur também lembrou já ter mantido um diálogo com o secretário de Estado da Infraestrutura, João Henrique Pimentel, que afirmou já existir um projeto de construção de um terminal de passageiros no Macapaba II. A previsão é de que até dezembro essa obra seja concluída no local.

Já o diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), André Lima, assegurou que irá acionar a empresa responsável pela instalação de abrigos de passageiros na capital para dotar o conjunto Macapaba do equipamento público que garante proteção contra o sol e a chuva.

Manifestação

Ainda durante o programa, o morador e motorista particular Luiz Eduardo de Menezes, de 41 anos, fez um pedido para que a prefeitura de Macapá promova um recapeamento das ruas do bairro Brasil Novo.

“É necessário, de forma urgente, que pelo menos essas vias principais sejam recapeadas. Veja bem, todos os ônibus que atendem essa região da cidade entram no Brasil Novo. Atualmente os itinerários até foram modificados porque muitas ruas por onde os ônibus circulavam estão intrafegáveis, obrigando os motoristas a mudar a rota. Isso prejudica todo mundo. Eu e miha família somos usuários do sistema de transporte público. Penso que se cada um cumprir com sua parte teremos um serviço realmente de qualidade”, concluiu.

Imagens: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade