Cleber Barbosa

Formatura


Olha aí a foto oficial de encerramento do curso para jornalistas correspondentes de guerra, no Rio. O registro foi feito em frente ao CCOPAB, que leva o nome do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Melo, morto em 2003 em Bagdá. A unidade é chamada também “Casa do Soldado da Paz”.

Curso
Encerrou ontem no Rio de Janeiro, em grande estilo, o rigoroso treinamento para jornalistas que agora estão habilitados a atuar em áreas de conflito. O colunista integra o grupo, formado por 38 profissionais de todas as partes do país. Foi no CCOPAB.

Quartel
Esta sigla, que parece até nome de remédio, é uma referência chancelada pela ONU para ministrar esse estágio, denominado Estágio para Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito.

Referência
Sim, CCOPAB significa Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e tem como atual comandante do coronel do Exército Carlos Ramires, mas como o nome diz, tem em seus quadros militares da Marinha e da Aeronáutica.

Noite
A semana dos profissionais de imprensa foi intensa no Rio, com uma “virada” de quinta para sexta-feira com direito a simulações muito reais, uma verdadeira produção ‘hollywoodiana’. Um show!

Destinos
A mística deste curso, que só é oferecido uma vez por ano, pede que seus participantes guardem segredos sobre o passo-a-passo, para não quebrar o encanto dos demais colegas. Daria um livro…

Saúde
Na próxima terça-feira Macapá recebe um empreendimento de ponta na área da medicina diagnóstica. Trata-se do Laboratório Amaral Costa, que receberá a imprensa e convidados para um coquetel de inauguração, à noite. Registramos e agradecemos convite do doutor Alberto Amaral à coluna.

Fronteira
O presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá, empresário Altair Pereira, aferiu pessoalmente a funcionalidade do seguro para carros na travessia da Ponte Binacional de Oiapoque. Pagou 175 euros pora té 30 dias. Mas diz que a França já prepara seguro para períodos menores.

Estrada
Outra observação feira por Pereira diz respeito a estrada para Oiapoque. Oficialmente faltam 110 quilômetros para serem asfaltados, mas ele aponta que um trecho de 60 quilômetros já pavimentados carecem de reparos emergenciais, senão o DNIT terá que refazer as contas novamente.