Artigos

Denúncias mais esperadas

Certo de que a cada dia que passa a sua situação se torna mais insustentável, ao retornar de sua viagem ao exterior, onde mostrou desequilíbrio ao praticar gafes tanto na Rússia quanto na Noruega


Ruy Guarany – Jornalista
Articulista

Termina nesta terça-feira o prazo para que o procurador geral da república, Rodrigo Janot, encaminhe ao relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, a denúncia contra o presidente Michel Temer como suposto envolvido em esquema de corrupção. Respaldada em investigações da Polícia Federal, que concluiu pela culpabilidade de Temer, a denúncia poderá ser aceita ou não. Ao considerar robusta e consistente, o relator encaminhará a denúncia à Câmara dos Deputados e, após passar pela Comissão de Constituição e Justiça, irá à plenário, onde serão necessários dois terços do efetivo para que o pedido seja aceito. Caso positivo, o Presidente será afastado pelo prazo de 180 dias e passará à condição de réu.

Certo de que a cada dia que passa a sua situação se torna mais insustentável, ao retornar de sua viagem ao exterior, onde mostrou desequilíbrio ao praticar gafes tanto na Rússia quanto na Noruega, Temer passou o fim de semana reunido com políticos mais ligados, visando armar uma estratégia na tentativa de barrar na Câmara o pedido do ministro Fachin. Com baixa popularidade, que lhe confere apenas 7% de aprovação do seu governo, o Presidente não tem mais condições de permanecer ocupando a cadeira no Palácio do Planalto. Na opinião de analistas e cientistas políticos, Michel Temer cometeria um ato de grandeza, que seria a renúncia ou a antecipação das eleições.

As atenções não se concentram apenas em Michel Temer. No olho desse furacão, que poderá varrer a sujeira causada pelos políticos, aparece o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a conclusão do processo que se refere ao tríplex de Guarujá, restando apenas a sentença do juiz Sérgio Moro, que pode ocorrer a qualquer momento.

E para quem acha que é pouco, a condenação do ex ministro Antonio Palocci, conhecido como o ‘Italiano’ do esquema de corrupção, divulgada nessa segunda feira, esquentou o clima, em Brasília, já que existe a possibilidade de nova delação que, sem sombra de dúvidas, poderá ser devastadora.


Deixe seu comentário


Publicidade