Cidades

GTA resgata idoso em Porto Grande com diagnóstico de AVC

Cinquenta minutos, entre busca e salvamento.


O Grupamento Tático Aéreo, GTA, realizou na tarde desse domingo, 25, o resgate de um idoso, de 79 anos, no município de Porto Grande, a 114 quilômetros de Macapá.
O paciente, com diagnóstico de acidente vascular cerebral, também sofreu uma queda e teve traumatismo na face. A aeronave pousou numa área próxima a orla da cidade. O idoso estava semiconsciente.

O percurso de volta para Macapá, durou trinta minutos e o paciente foi levado para o Hospital de Emergência de Macapá (HEM)em estado considerado grave.

O Grupamento Tático Aéreo foi criado há 11 anos, mas passou quatro anos com o serviço desativado.

Em dezembro de 2015, o GTA retomou as atividades em aeronave própria, que custou R$ 12 milhões de reais.

Em um ano e meio de funcionamento, o GTA já salvou mais de seiscentas pessoas em todo o estado, em média uma por dia. Inclusive já fez um parto em pleno voo.

O bebê nasceu entre o distrito do Bailique e Macapá, dia 6 passado. A aeronave foi deslocada para o distrito com o objetivo de transferir para a capital uma mulher em trabalho de parto complicado. Shirlana Amanajás, 19 anos, estava como 39 semanas de gestação quando começou a sentir as dores do parto. A pressão arterial dela estava alta e o bebê já entrava em sofrimento devido ao estado de saúde da mãe.

Durante a viagem, 15 minutos antes de chegar em Macapá, o bebê, uma menina, não esperou e resolveu nescer em pleno voo. A equipe GTA e a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Léia Araújo, foram responsáveis pelo parto improvisado. Os profissionais agiram rápido para realizar o parto em um espaço mínimo.

“Em 12 anos de atividade aérea, este é o primeiro parto que participo. É um sentimento único ver uma criança nascer em seus braços”, disse emocionado, na ocasião, o subtenente Waldecy Teles, da equipe do GTA.

Após o pouso, mãe e filha foram levadas para a Maternidade Mãe Luzia e passam bem. A aeronave era comandada pelo agente de polícia Frank Pinon Mareco e pelo capitão BM Alisson Vanzeller.


Deixe seu comentário


Publicidade