Heraldo Almeida

Nivito Guedes: “Eu Tô em Macapá”


Nascido às margens do gigante rio Amazonas, o macapaense da gema, Hernani Vitor Carrera Guedes, artisticamente conhecido como Nivito Guedes, é cantor, compositor e violinista com um estilo musical diferenciado no modelo de cantar e tocar o violão, que para quem ouve pensa que tem outro instrumento lhe acompanhando.

Nivito possui um swing e estilo amazônico que retratam uma diversidade de gêneros musicais que abarca desde características rítmicas (indígena), Marabaixo, Batuque, Zimba, o Carimbó (PA), Merengue e outros locais(regionais) do estado tucuju. Essas diversidades extrapolam a fronteira do extremo norte Brasil-Guiana, pela forte influência do swing caribenho, e chegam ao estilo romântico. Mais especificamente, nesta diversidade, dentre as composições de Nivito Guedes encontramos a música regional em si, reggae, pop-rock, xotes, baladas românticas, etc.

Nivito Guedes gravou três CD’s com composições próprias e com outros parceiros, o primeiro foi Todas as Luas, o segundo Tô em Macapá e o terceiro foi uma coletânea com canções defendidas em festivais no Amapá e fora do estado. Suas composições, sempre marcadas pela irreverência rítmica de suas melodias, na qual mistura a cultura Amazônica ( Marabaixo, Batuque – folclore Amapaense) com estilos e gêneros da música brasileira, e uma forte influência do swing caribenho, o diferenciam e caracterizam um estilo próprio e único criado por esse artista para cantar a nossa música popular brasileira. Ele está preparando seu próximo projeto musical.

 

Macapá Verão
Programação artística do Macapá Verão para domingo, 9, no balneário de Fazendinha, a partir das 12h.
Exposição Macapá Verão e Humor (J. Márcio), Exposição Consequência (Josapha), Cia. de Dança de Salão Fênix, Deize Pinheiro, Ângelo Rodrigo e Banda, Cortejo Banzeiro do Brilho-de-Fogo e Finéias Nelluty.

“Estação Lunar”
Artistas que se apresentarão no projeto Estação Lunar (Macapá Verão), dia 13 de junho (quinta-feira), no balneário de Fazendinha, a partir das 19h.
Chermont Júnior, Celine Guedes, Alan Gomes (instrumental), Poetas Azuis, Oneide Bastos, Zé Miguel e Banda Afro Brasil.

Praça da Bandeira
Sexta, 14, a Praça da Bandeira também receberá a programação do Macapá Verão, com outros estilos musicais, a partir das 19h.
Banda Raio de Luz, Banda Shalon, Jeremias Andrade e Banda, Patmus e Gênesis.

Premiação
Contagem regressiva para a solenidade da 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira, onde a cantora amapaense, Patrícia Bastos, está concorrendo em duas categorias: Melhor Cantora da MPB e Melhor Álbum (Batom Bacaba).
Dia 19 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 21h. Na torcida.

Cortejo
O cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo está marcado para acontecer, domingo, 9, no balneário de Fazendinha, às 15h.
É um projeto de massificação e valorização de nossa cultura maior. O Marabaixo.

Ensaio
Nesta sexta, 7, é o último dia de ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, às 19h, na Praça Floriano Peixoto.

Teatro
Domingo, 9, a Cia. de Teatro Cangapé cumpre agenda no Sesc de Boa Vista (RR).
Faz parte do projeto Sesc Amazônia das Artes.