Heraldo Almeida

O que é música instrumental


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

Estação Lunar
Inicia na quinta, 13, o Estação Lunar, no balneário de Fazendinha. Faz parte da programação do Macapá Verão. É um projeto musical regional de artistas autorais que cantam a nossa aldeia. Até a última quinta de Julho, a partir das 19h. Atrações: Chermont Júnior, Celine Guedes, Alan Gomes (instrumental), Poetas Azuis, Oneide Bastos, Zé Miguel e Banda Afro Brasil.

Cidadão Amapaense
O escritor, poeta, compositor, sociólogo e doutor, Fernando Canto, receberá o título de “Cidadão Amapaense”, pelo lançamento de sua nova obra literária “Mama Guga – Contos da Amazônia”, lançado em maio deste ano, em Belém (PA).
A proposição partiu do deputado estadual Pedro Da Lua, mas já existe uma comenda aprovado em 2007, pelo deputado Paulo José, mas nunca entregue. A entrega do título está agendada para setembro.

28º PMB
Será no dia 19 de julho a solenidade da 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira, o maios importante do país.
Cantora amapaense Patrícia Bastos concorre em duas categorias: Melhor Cantora da MPB e Melhor Álbum (Batom Bacaba). A artista já venceu esse prêmio em 2014, como Melhor Cantora Regional e Melhor Álbum Regional (Zulusa). O evento vai acontecer no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, às 21h. Na torcida.

Patrimônio
Teatro de Bonecos Popular do Nordeste recebe título de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Iphan.
Durante o II Encontro de Brincantes de Babau da Paraíba, de 6 a 8 de julho, na cidade de Mari. (portal.iphan.gov.br).

Humor
Humorista Tirulipa tem show agendado em Macapá no dia 26 de agosto, no Teatro das Bacabeiras, às 21:30h. “’Não Sou o Cara, Mas Sou Filho Dele”. O evento faz parte dos 20 anos de carreira do artista.

Audiovisual
Ministério da Cultura lançou, sexta, 7, o Programa Nacional de Fomento ao Audiovisual composto por cinco editais.
O novo programa destina mais de R$ 8,6 milhões para 135 projetos do setor e contempla, pela primeira vez, projetos para canais web e aplicativos, além de festivais e mostras de audiovisual. (www.cultura.gov.br)

Destaque
Cantador Nonato Santos, lançando seu novo disco (CD), “Nas Asas da Noite”. Uma declaração e valorização de amor ao povo amazônico.
Merece o destaque e registro da coluna.