Ziulana Melo

Social


Contas Abertas – Ministério Público do Amapá (MP-AP), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP) e Controladoria Geral da União (CGU) estão promovendo o seminário “Contas Abertas: Transparência e Acesso às Contas Públicas” para discutir, dentre outros aspectos, as lacunas que impedem o acesso eficaz dos cidadãos às informações públicas relacionadas aos gastos governamentais ou informações sobre recursos disponíveis.
O evento, que vai reunir gestores públicos estaduais e municipais, prefeitos, vereadores, jornalistas e acadêmicos, será no dia 13 de julho, a partir das 14 horas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, localizada no bairro Araxá.

 


Clic.
A bela aniversariante, Camila Ferreira. Parabéns!

 


Em Destaque.
Parabéns à querida colega Alice Valena, que comemorou seus 37 anos na última terça, 11. Felicidades e sucesso sempre!

 


Flash.
Como parte da programação do Macapá Verão, iniciará nesta quinta-feira, 13, no balneário de Fazendinha, a edição 2017 da Estação Lunar. Este ano, haverá três edições, que ocorrerão nos dias 13, 20 e 27 de julho, com palco montado na areia da praia, com a apresentação de diversos artistas locais.
Além das atrações musicais, o evento contará também com a Feira Afroempreendedora, com venda de produtos artesanais feitos por artesãos afrodescendentes.

 


Close.
Nesta quinta-feira 13, a partir das 9h30, as imagens de São Tiago e São Jorge serão recepcionadas pelo governador Waldez, no Palácio do Setentrião. O grupo composto por 30 pessoas, entre guardas, atiradores e festeiros, percorrerão residências e órgão públicos de Macapá.
O evento dará início às peregrinações, que acontecem até sábado, 15, para divulgar a festividade que completa 240 anos. Durante a recepção os guardiões da comitiva apresentarão a Vominé, uma dança que marca a vitória dos cristãos na batalha contra os mouros.
Além do chefe do Executivo, servidores e autoridades do Estado também participarão da recepção. No fim da tarde de sábado, a comitiva retorna a Mazagão Velho para dar início as festividades de São Tiago no domingo, 16.

 


Flash.
Garotão Bernardo festejando seu 1º aninho

 

Exposição.
No período de 17 de julho a 25 de agosto, estará aberta exposição que mostra diversas faces do povo indígena e seu dia a dia. Denominada “Já fui Floresta”, do fotógrafo sul-mato-grossense José Medeiros, a exposição acontecerá na galeria Antônio Munhoz Lopes, no Sesc Araxá, com abertura na sexta-feira (14), às 19h.
Em preto e branco ou coloridas, as imagens revelam a mítica que envolve a convivência do índio. Os clics foram feitos no Parque Indígena do Médio Xingu.

Férias no Museu.
Brincadeiras à moda antiga como bola de gude, elástico, xadrez, vareta, pega-pega, entre outras estão entre os destaques na programação de férias no Museu Sacaca.
A instituição vai ofertar atividades lúdicas e culturais no período de 18 a 30 de julho no próprio espaço do museu à céu aberto. A maioria das atividades são gratuitas.

Saúde das Mulheres.
Com o tema central “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade” iniciou-se, na noite desta terça-feira, 11, no Amapá, a etapa estadual da II Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, com o objetivo de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde para o público feminino. O evento é promovido pelo governo do Estado e coordenado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES).
O evento se estende até quinta-feira, 13, e reúne mais de 200 delegações de conselheiros dos 16 municípios do Estado para discutirem a efetividade das políticas públicas atuais e as novas propostas voltadas à equidade no atendimento feminino no Sistema Único de Saúde (SUS).

Campeãs.
Após quatro meses de muito ensaio, pré-festivais e seletivas, o Amapá apresentou as quadrilhas estilizadas que foram campeãs do Arraiá do Meio do Mundo, concurso junino estadual realizado no Sambódromo. Os grupos Revelação, Simpatia da Juventude e Sorriso Cristalino empataram e conquistaram o título. Final aconteceu no domingo (9).