Douglas Lima

Mal e bem

Eva traiu Adão; os dois traíram Deus. Caim traiu Abel e até o matou. Jacó, traidor, fez gato e sapato de Esaú. É clássica a traição de Judas Iscariotes. Madame de Bovary é uma traidora inveterada. Iago trai Otelo e Desdêmona. Lúcifer traiu o Divino. Dizem que os anjos têm inveja do homem porque eles […]


Eva traiu Adão; os dois traíram Deus. Caim traiu Abel e até o matou. Jacó, traidor, fez gato e sapato de Esaú. É clássica a traição de Judas Iscariotes. Madame de Bovary é uma traidora inveterada. Iago trai Otelo e Desdêmona. Lúcifer traiu o Divino. Dizem que os anjos têm inveja do homem porque eles não desfrutam do livre arbítrio, e que quando se travestem em pessoas terrestres traem os seus semelhantes. Leocádia trai João; João trai Quitéria; Quitéria trai Hermógenes, e assim vai. Em suma, o mundo é traidor! Não, só parece que é, mas não é, porque no contraponto existe a fiel Maria, mãe de Jesus; a Penélope de Ulisses; a Suzana bíblica. Seu Florindo não trai dona Raimunda. Joana é incapaz de trocar o seu amor Gustavo por uma aventura. A traição, sem dúvida, está na ordem do dia, cotidianamente. E se ressalta porque o mal prevalece! Isso também não é verdade. O bem é que sempre vence. Eduardo Cunha vinha traindo o povo brasileiro há muito tempo, veja onde ele está. Assim aconteceu com José Dirceu e outros grandes traidores da Nação verde-amarela. Todos os célebres traidores citados aqui tiveram um fim infeliz. E o Livro Sagrado ensina: ‘Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na Lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar”.

 

Até quando?

O mundo roda, roda, e volta para o mesmo lugar. O próprio planeta Terra, onde estamos, é assim. Aliás que todos os planetas do sistema heliocêntrico têm os seus movimentos de rotação e translação. Quer dizer, sempre passam pelo mesmo lugar ou lugares. Ao girar ao redor do Sol, a terra atravessa 365 dias, e em torno de si mesma consome 24 horas ou um dia. Nela, seguidamente, há dia e noite. A Bíblia mostra que Moisés, quando conduzia o povo de Deus pelo deserto, a ele cabia a solução de todas as questões, até que o sogro Jetro o chamou e orientou-o a designar pessoas para julgar as pendências. O Livro Santo também mostra a época dos juízes, quando apenas um homem, geralmente o mais velho, dirimia todos os problemas vividos em sua comunidade. Depois vieram os reis. Já nesse tempo, o rei mandava, mas tinha muita gente para auxiliá-lo no atendimento às demandas do povo e do próprio reino. No Brasil, houve época em que tudo o que acontecia tinha que passar pelo olhar e decisão do padre. O juiz de direito também muito fez isso, em milhares de localidades, num tempo mais recente. Da briga por furto de galinha a um crime de morte, lá estava o juiz a decidir. Agora, nos dias atuais, pasmem, em plena era tecnológica e num momento em que o homem se diz altamente civilizado, com o discurso da igualdade social predominando, eis que em todas as esferas o Ministério Público é chamado para mediar. Até quando, hem? Será até outros setores da vida nacional voltarem a se ajustar moral e eticamente? Ou não?

 

Há algo que eu deveria saber?
O cantor e compositor David Wilcox respondeu a uma pergunta da plateia sobre como ele compõe músicas. E disse que há três aspectos nesse processo: um quarto silencioso, uma página em branco, e a pergunta: “Há algo que eu deveria saber?”. Pareceu-me uma abordagem maravilhosa para os cristãos que buscam o plano do Senhor para o andar diário.

Em Seu Ministério Público, Jesus separou tempo para ficar sozinho em oração. Após alimentar cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes, enviou os Seus Discípulos para atravessar o mar da Galileia de barco, enquanto Ele despedia a multidão (v.22). “E, despedidas as multidões, [Jesus] subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só” (v.23).

Se Jesus viu a necessidade de estar a sós com o Pai, quanto mais nós precisamos de um tempo diário de solitude para derramar o nosso coração a Deus, refletir sobre Sua Palavra, e nos prepararmos para seguir Suas orientações.

Um ambiente silencioso — qualquer lugar que possamos nos concentrar no Senhor sem distrações.

Uma página em branco — uma mente receptiva, uma folha inescrita, disposta a ouvir. Há algo que eu deveria saber? “Senhor, fale comigo por Seu Espírito, Sua Palavra escrita, e pela garantia de Sua direção”.

Dessa tranquila encosta na colina, Jesus desceu para uma tempestade violenta, sabendo exatamente o que Seu Pai queria que Ele fizesse (vv.24-27).Separar tempo para estar com Deus é a melhor maneira para encontrar forças nele. — David C. McCasland


Deixe seu comentário


Publicidade