Heraldo Almeida

Conheça o que é a Piracema


A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen. No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozóides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.

Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes, úteis nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

 

Afro
Feira de Artesanato Afro foi uma das atrações do projeto Estação Lunar (Macapá Verão), quinta, 14, em Fazendinha. Semana que vem tem mais.

Lugares
Praças da Bandeira e Floriano Peixoto e os balneários de Fazendinha e Curiaú, são os lugares onde estão acontecendo as programações culturais do Macapá Verão.
De quinta a domingo.

Estação Lunar
Foi um sucesso a primeira quinta, 13, do projeto Estação Lunar, em Fazendinha. Sete shows musicais foram apresentados.
Na quinta, 20, ás 19h, a festa continua com Hélio Cêrtes, Nani Rodrigues e Loren Cavalcante, Beto 7 Cordas (instrumental), Grupo Pilão, Rambolde Campos, Brenda Melo e Grupo Senzalas. Macapá Verão 2017.

PMB
Está chegando a hora da 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil (TV fechada).
Amapaense Patrícia Bastos foi selecionada e disputa em duas categorias: Melhor Cantora da MPB, com Maria Bethânia e Zizi Possi e Melhor Álbum (Batom Bacaba), com Maria Bethânia e Lenini.
Quarta, 19, no Theatro Municipal, Rio de Janeiro, às 21h.

Revista Diário
Já nas bancas a nova edição da Revista Diário, com destaque para a manchete de capa.
“Conexão Caiena: Amapá Começa a Olhar Para o Caribe”. (www.diariodoamapa.com.br).

São Tiago
Programação da festa de São Tiago, marcando os 240 anos da Vila de Mazagão Velho, vai acontecer de 16 a 28 de julho, naquela localidade.

Festival
Duas músicas do cantor e compositor, Chermont Júnior, selecionadas no 33º Festival da Canção Ouremense: “Mandingueiro” e “Embolada Amazônica”.
O festival vai acontecer nos dias 20 e 21 de julho, na cidade de Ourém (PA). Boa sorte.