Cidades

Ornamentação e montagens de estrutura metálica da Festa de São Tiago entram na fase final

Cerca de 30 pessoas trabalham diariamente para ornamentar vila para os 13 dias de festa.


Já está quase finalizada a ornamentação das ruas e a montagem das estruturas metálicas para a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, que completa 240 anos. Desde da entrada da Vila até a últimas vias da comunidade é possível ver os arranjos para a festividade. Até mesmo as residências e os locais (Barraco de São Tiago) que receberão parte da programação também já estão prontos para o evento.

Na rua Senador Flexa, onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e o ponto principal das encenações teatrais, também está quase concluída a ornamentação com as bandeirinhas. Próximo ao balneário as estruturas metálicas de palco e a área coberta, que servirá de área de alimentação, estão sendo finalizadas.

As estruturas de arquibancadas serão montadas nos próximos dias. Neste ano o evento terá dois palcos, ente eles uma tenda cultural para festejos religiosos e shows artísticos. Os trabalhos preparativos para a festa são divididos. A ornamentação das ruas é feita por moradores da comunidade e a estrutura metálica por uma equipe especializada.

“Nossa comunidade trabalha muito para organizar essa festa. Uma das nossas preocupações é com a ornamentações para que ela seja feita de forma harmoniosa”, declarou a coordenadora do grupo de ornamentação, Erliane Aires.

A Festa de São Tiago acontece desde o ano de 1777, na vila de Mazagão Velho, distrito do município de Mazagão, a cerca de 60 quilômetros de Macapá. O ápice é nos dias 24 e 25 de julho, quando acontecem a missa campal, procissão e as encenações teatrais dos episódios da batalha entre mouros e cristãos; nos dias 27 e 28, as crianças têm uma “festa particular”, quando repetem os mesmos rituais dos adultos.

Uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Amapá, foi trazida da África pelos primeiros habitantes da região, no século 18. Mazagão Velho, que deu origem ao município, foi fundada em 23 de janeiro de 1770, após a transferência de uma colônia portuguesa para o Brasil.


Deixe seu comentário


Publicidade