Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

 

Estação Lunar
Quinta, 20, será a segunda edição do projeto musical, Estação Lunar, em Fazendinha, a partir das 19h. Valorizando o artista autoral no Macapá Verão.
Helinho Côrtes, Nani Rodrigues e Loren Cavalcante, Beto 7 Cordas (instrumental), Grupo Pilão, Rambolde Campos, Branda Melo e Grupo Senzalas.

Premiação
Nesta quarta, 19, será a entrega do 28º Prêmio da Música Brasileira, que será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil (TV fechada).
Amapaense Patrícia Bastos está na disputa em duas categorias: Melhor Cantora da MPB, com Maria Bethânia e Zizi Possi e Melhor Álbum (Batom Bacaba), com Maria Bethânia e Lenini.
No Theatro Municipal, Rio de Janeiro, às 21h.

Abandono
Centro de Cultura Negra, sede da UNA, continua abandonado e sem as atividades fins pra qual foi criado.
E ainda dizem que ninguém tem quer ser apontado como culpado. E quem seria, senão as pessoas que administraram e administram o local?

Festivaleiro
Festivaleiro Chermont Júnior, foi selecionadas no 33º Festival da Canção Ouremense, com as músicas “Mandingueiro” e “Embolada Amazônica”.
O festival vai acontecer nos dias 20 e 21 de julho, na cidade de Ourém (PA). Boa sorte.

Olhar Brasil
O Amapá vai receber o Kit de Produção Audiovisual do Ministério da Cultura, com mais 15 estado do país.
Semana passada o MinC relançou o Programa OIhar Brasil com o projeto Núcleos de Produção Digital. (www.cultura.gov.br).

Negritude
A cultura afro-brasileira vai ganhar ainda mais espaço no sistema educacional brasileiro.
A Fundação Cultural Palmares começa a levar para as escolas públicas do país um debate sobre as principais questões relacionadas à história e cultura negras, por meio do projeto Conhecendo nossa História: da África ao Brasil. (www.cultura.gov.br).

E agora?
Com o final da quadra junina, quais os projetos que os dirigentes irão desenvolver com os integrantes dos grupos?
Ou irão fazer como sempre. Aguardar o ano seguinte?

Culpado
Durante anos muitos projetos artísticos culturais receberam aporte financeiro do estado e até hoje não prestaram conta.
Todos calados.