Ponto e Vírgula

Verão


Segundo fim de semana do Macapá Verão foi novamente de praia lotada no balneário da Fazendinha. Mesmo movimento foi registrado no balneário do Curiaú.

Aumento
Macapaense amanheceu com notícia de que preço da passagem de ônibus passará a custar R$ 3,25 a partir de amanhã, 19. Usuários do sistema, claro, reagiram.

Fatal
Publicitário de 28 anos foi assassinado na noite de domingo, 16, no Centro de Macapá, durante tentativa de assalto. Bandido acabou preso e espancado por populares.

De olho
Procon-AP precisa ficar de olho no preço dos produtos comercializados em Fazendinha. É inadmissível, por exemplo, se cobrar 68 reais em uma única dose de camarão.

Prevenção
Capitania dos Portos, no Amapá, vem realizanso ações de cobertura de eixos dos motores de embarcações que aportam no em Macapá e Santana. Objetivo é evitar os acidentes que levam ao escalpelamento.

Ferramentas
Escolas da rede pública estadual receberam plataforma com ferramentas interativas para facilitar aprendizado. ‘Escola Digital’ reúne conteúdos online para estudar e desenvolver didáticas em sala de aula.

Prisão
Polícia Militar prendeu o quarto suspeito de assassinar o tabelião Manoel Queiroz, no Bailique. Fernando ‘Toco’, seria o mentor e executor direto da vítima. Ele foi preso na ponte do Axé, em Macapá.

Custódia
Centro de custódia do bairro Novo Horizonte foi reativado. Ontem ocorreu a cerimônia de reaburtura do centro que foi completamente revitalizado.

Pagamento
Pelo menos nove dos 16 municípios do Amapá já pagaram parte do 13º em julho. Dever de casa sendo feito, pelo menos nesse sentido.

 

Rapidinhas

Anuário da Educação Brasileira 2017 revela que a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais aumentou no Amapá. Apesar disso, o estado apresenta os melhores índices na comparação com os demais no Norte e Nordeste do país.

Estudo foi divulgado pelo movimento Todos Pela Educação e analisou dados de 2015 do Ministério da Educação e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Amapá apresenta 5,9% da população de 15 anos ou mais ainda sem saber ler, dado maior que o registrado em 2014, onde 4,2% dos amapaenses estavam nessa situação. A média nacional é de 8%.

Quando divididos por raças, os dados do Amapá reduzem ainda mais, sendo a população negra a mais prejudicada, com 18,2% dos cidadãos acima de 15 anos sem sabem ler.